Culturaliza Dicas Em casa Exposições Gratuito ou a baixo custo Minas Gerais

Documentário interativo “A Colônia Luxemburguesa” e exposição transmídia são destaque do Festival Brasil – Luxemburgo

Desde a abertura do 1º festival Brasil – Luxemburgo, em 04  de março, o público de todo Brasil pode viajar, em primeira mão, pela história cultural e comercial das relações entre Minas e Luxemburgo pela Plataforma Digital e os mineiros de João Monlevade – cidade símbolo da siderurgia em Minas, com grande influência luxemburguesa – têm acesso físico a esse percurso, por meio de um quiosque de aço instalado na Praça do Povo, o espaço [L]AÇO.

O espaço intitulado [L]AÇO – referência à siderurgia, ao afeto e à memória – abriga uma exposição transmídia gratuita, com iPads que conectam, de maneira interativa, ao documentário A Colônia Luxemburguesa. O filme foi dirigido pela historiadora Dominique Santana (LUX) e produzido pela Samsa Film – maior produtora cinematográfica de Luxemburgo, com mais de 50 prêmios internacionais.

A cidade de João Monlevade, recebe ainda a exposição de fotografias históricas sob curadoria de Clarice Fonseca, que também assina a produção do evento. A artista plástica Brasileira-luxemburguesa Joanna Scharlé expõe, na Prefeitura da cidade, uma série inédita com recorte na produção mais recente de Joanna, mesclando pintura em acrílica, nankin e telas produzidas com técnica mista. Serão no total 15 obras em diferentes formatos. Ao lado da estrutura do quiosque L[AÇO] na Praça do povo, uma padaria produzirá, durante o Festival Brasil-Luxemburgo, o bolinho de carnaval, típico quitute da culinária luxemburguesa, com receita exclusiva desenvolvida pela embaixatriz Nicole Krieger.

Todo o Brasil pode conferir o documentário interativo pela Plataforma Digital. Durante a navegação, o público assiste a trechos da obra construída a partir de informações e arquivos fornecidos pelo Arquivo Público Mineiro, pela ArcelorMittal Brasil (antiga ARBED Belgo Mineira), pelo Museu de Imagem e Som e pelo CNA – Centro de Audiovisual de Luxemburgo, além de filmes e fotografias cedidos pelas famílias de colonos e de moradores de João Monlevade, nos anos 50.

Além de trechos do documentário, é possível visitar também pela plataforma, um mapa interativo e animado de João Monlevade da década de 1950, com fotografias, filmes históricos, e ter acesso ainda a micro-histórias de alguns personagens que resgatam as memórias da colônia luxemburguesa, em Minas.

1º FESTIVAL BRASIL-LUXEMBURGO

Quando: 09 de março a outubro de 2022

Local: Quiosque [L]AÇO – Praça do Povo – João Monlevade/MG

Produção de bolinhos de Carnaval – Padaria da Praça do Povo – João Monlevade/MG

Exposição Joana Scharlé – Prefeitura de João Monlevade/MG

Plataforma do projeto A Colônia Luxemburguesa

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!