Entre os dias 10 a 16 de abril de 2021, acontece a 1º edição da Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte, idealizado por Layla Braz, que pela primeira vez assume a coordenação geral e direção artística de um evento, tem como tema as memórias, registros pessoais e coletivos. Os filmes nacionais e internacionais estarão disponíveis pela plataforma de streaming todesplay.com.br e os debates pelo canal do festival no Youtube. “O festival foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem patrocínio da empresa MGS. Toda a programação será online e gratuita.”
Ao todo, o festival apresenta os filmes nacionais e internacionais divididos em cinco mostras temáticas. São 50 filmes realizados por pessoas negras brasileiras, africanas e da diáspora, sendo cinco inéditos no Brasil. O público poderá acompanhar também debates nacionais e internacionais, homenagens e oficinas. Destaques da 1ª edição da Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte: A mostra principal celebra a memória dos 51 anos do FESPACO – Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Burkina Faso), maior festival do continente, com curadoria da pesquisadora Janaína Oliveira. O evento traz ainda um curta-metragem inédito de André Novais Oliveira ao público – Rua Ataléia (2021) – filmado em 2011 e finalizado dez anos depois.
O evento deixará como memória permanente um catálogo com cerca de 250 páginas com informações sobre a programação, textos inéditos e ensaios que completam os pensamentos acerca dos filmes. O catálogo tem como destaque memórias do FAN-BH – Festival de Arte Negra, um dos mais importantes eventos do segmento fora do continente africano.
Toda a programação é gratuita e foi adaptada para acontecer integralmente em ambiente digital, respeitando as regras vigentes.
Instagram: https://www.instagram.com/
Site: (o público poderá consultar a partir de 8 de abril): www.semanadecinemanegro.com.br
Twitter: www.twitter.com/scnegrobh