Chegando em sua 63ª edição, o maior prêmio da música americana enfrenta mais um ano de controvérsias e acusações de racismo.
Neste domingo (14), os astros da música se reúnem por Zoom para consagrar os melhores trabalhos do último ano na 63.ª edição do Grammy Awards. Mais uma premiação se realiza ainda a distância devido ao Covid-19 e dessa vez os premiados são do mundo da música, em um ano que mesmo após muitas críticas, a academia da música ainda se mostra sem mudanças perante questões muito sérias, Beyoncé lidera em indicações, mas todo mundo só fala de The Weeknd.
Já em questão a alguns anos, o racismo e boicote a artistas negros por parte dos votantes do Grammy novamente virou notícia ao esnobarem todos os últimos trabalhos do cantor The Weeknd. Mesmo um ano explosivo para o cantor, com o álbum “After Hours” em primeiro lugar nas paradas, musicas quebrando recordes diariamente nas plataformas, um show no Super Bowl e aclamação total na crítica especializada não se mostraram o bastante para ser considerados para as principais categorias do Grammy, sendo completamente esnobado em todas as categorias inscrito. E novamente o grande problema da academia com artistas negros foi levantado na mídia, relembrando todos os esnobados e boicotados pela premiação ao longo de suas 63 edições, como também as inúmeras críticas que receberam por essas ações e nenhuma melhoria no sistema de indicados aos longos dos anos. Enquanto prêmios como Oscar e Globo de Ouro andaram dando duro para se provaram diversos e justos, o Grammy continua alguns anos atrasado.
Os shows prometem animar a noite, com uma mescla de performances ao vivo e gravadas, 21 atrações vão ao palco nas 3 horas de premiação, sendo a abertura o queridinho do momento Harry Styles. Uma das atrações mais aguardada é a performance de Cardi B e Megan Thee Stallion, que juntas vão apresentar pela primeira vez o mega sucesso “WAP” o que já levantou dúvidas nos fãs de como as rappers vão levar a música de letra bem explicita para o palco. Entres outras apresentações, vai ter para todos os gostos com Bad Bunny, Black Pumas, BTS, Doja Cat, Billie Eilish, Dua Lipa, John Mayer, Post Malone e Taylor Swift.
A lista de indicados traz muitas surpresas, com Beyoncé liderando em indicações, 9, ela entra nas principais categorias com a música “Black Parade” e “Savage” sua parceria com Megan Thee Stallion. A cantora pode não só sair premiada, mas quebrando recordes, se ganhar apenas quatro dos prêmios, ela se torna a mulher mais premiada da história do Grammy. Entre os indicados, destaque para Taylor Swift, Roddy Ricch e Dua Lipa com seis cada, Brittany Howard com cinco e Billie Eilish, Megan Thee Stallion, DaBaby, Phoebe Bridgers, Justin Bieber, John Beasley e David Frost com quatro indicações. Importante apontar a dominância feminina na categoria Revelação, com Phoebe Bridgers, Noah Cyrus, Doja Cat e Megan Thee Stallion, e também nas categorias de Rock com Fiona Apple, Phoebe Bridgers, Brittany Howard, Grace Potter, Haim e Big Thief na disputa pelo gramofone dourado. A lista completa de indicados você confere aqui.
A noite promete ser animada, prepara a pipoca que a cerimônia do Grammy Awards 2021 será transmitido ao vivo esse domingo (14) pelo canal TNT a partir das 21 horas.