O Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão, recebe do dia 12 de julho ao dia 22 de agosto o Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedoscom programação gratuita e diversificada com direito a exposição, espaço de brincadeiras, oficinas de brinquedos, cursos de formação e atrações culturais. Os horários de visita para a exposição são de terça à sexta, das 09h às 17h, e nos finais de semana de 09h às 13h, lembrando que os horários podem sofrer alterações devido a jogos e eventos no Mineirão. Já às visitas em grupo precisam ser agendadas com antecedência pelo telefone 3146-9633.
A mostra presente no projeto é a exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar” – que apresenta 150 brinquedos de épocas e culturas diferentes. Já o espaço de brincadeiras oferece diversão para as crianças de hoje com brincadeiras antigas como “pula corda, elástico, amarelinha, peteca, entre outras”. Nas Oficinas de Construção de Brinquedos os pequenos podem montar brinquedos com materiais recicláveis.
Já as Atrações Culturais acontecem nos finais de semana (sábado e domingo), de 11h às 12h, com entradas gratuitas, porém estão sujeitas à lotação. Com as atrações culturais o Projeto Museu Itinerante do Museu dos Brinquedos tem por objetivo valorizar a cultura lúdica da infância e o contato com a música e a literatura para as crianças e as suas famílias. Confira abaixo a programação completa das atrações culturais.
Para os cursos e as atividades formativas é necessário realizar uma inscrição gratuitamente pelo link, essas atividades tem como público alvo: educadores, os pais, familiares e a comunidade em geral, as vagas são limitadas. Confira abaixo a programação completa dos Cursos e das Atividades Formativas.
Atrações culturais
13/07 – sábado: Coração Palpita – Espetáculo musical
21/07 – domingo: Espetaclim – Espetáculo de Marionetes com Paulinho Polika
28/07 – domingo: Bonequinha Preta – Espetáculo brincante com Casa de Lua
03/08 – sábado: Quintal da Guegué – Espetáculo brincante
Atividades formativas – “Tempo da Infância – Encontros para pensar a criança”
Oficina 1: Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante
Palestrante: Rodrigo Libanio Christo – educador, brincante e artista
07 de agosto – quarta-feira – de 14 às 17 horas
Oficina 2: Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança
Palestrante: Fernanda Clímaco, pedagoga
08 de agosto – quinta-feira – de 14 às 17 horas
Oficina 3: Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão
Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão
12 agosto – segunda-feira – de 14 às 17 horas
Oficina 4: A criança e a cidade – A invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano
Palestrante: Desirée Ruas, jornalista e ativista da infância
13 agosto – terça-feira – de 14 às 17 horas