Mais uma vez os quadrinhos ganham destaque no Literaliza. Conheça a quadrinista mineira Virgínia Froes.
Virgínia é graduada em Artes Visuais pela UEMG. Como ilustradora, fez trabalhos de segmentos infantis e didáticos para a Associação Educore, Completa Educacional e outras. Atualmente ela é professora de mangá, quadrinista, ilustradora de livros infantis e colaboradora da editora Cora.
Virgínia já tem 5 quadrinhos: Inkuadrinhos (2013); Dinastia dos Magos (2015); Lollipop (2016); Trovão, o supercão (2017); Mochilão – Cachoeira não da XP (2018). Sendo Inkuadrinhos e Mochilao feito em parceria com um grupo de amigos. Nos autorais, além dos desenhos, ela também faz os roteiros, ilustração e projeto gráfico.
Dinastia dos magos concorreu ao prêmio HQ Mix, na categoria “quadrinhos para crianças” em 2016. Conta a história do Príncipe Eiri, prestes a assumir o trono, ele é transformado em gato pelo seu irmão, e exilado na terra, mais precisamente em BH. Aqui, Eiri conhece Sonne, uma menina humilde e voluntariosa que acolhe o bichano sem saber que ele na verdade é um humano, embora ele seja um gato falante, reclamão, literalmente com um rei na barriga.
A história se passa em BH e também no reino da Dinastia dos magos, onde a irmã de Eiri, Selene e o seu cunhado, Kaos, tentam resgatar o jovem príncipe e enfrentar Hari, o maquiavélico irmão de Eiri. Enquanto aqui, Sonne está cada vez mais apegada ao bichano.
É uma fantasia deliciosa de ler. A linguagem é simples e os desenhos de muito bom gosto. Os diálogos práticos e objetivos. A historinha é inteligente e acessível a todos os públicos. É aquele tipo de história que merecia pelo menos mais umas 200 páginas. Alô Virgínia!
Siga a Dinastia no Facebook.
Visite a lojinha da Virgínia. Dê quadrinhos de presente.
Esta coluna é publicada invariavelmente as segundas, porque às vezes o livro é bem grande (rs)
Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]
Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br