Amado ou odiado, fato é que Machado de Assis é ícone da literatura brasileira. Se você não gosta, provavelmente leu na época errada, e o MEC te dá a chance de conhece-lo melhor, baixar suas obras e conhecer outras de suas histórias. Conheça aqui o portal totalmente dedicado a ele.
Poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário, criador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis tem nove romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas.
Para quem só conhece Machado das obrigações literárias das aulas de literatura, essa é uma excelente oportunidade para conhecer o lado poético do autor. “Machado por uma Machado” é uma coletânea de poesias, sonetos e versos do escritor famoso, selecionado pela escritora Rossidê Rodrigues Machado, publicado pela Editora Scortecci.
Os poemas selecionados para compor o livro tratam de temas diversos, amor, tristeza, esperança, mas sobretudo as mulheres, como nos poemas: “Ela”; “Carolina”; “Quando ela fala”; “Maria”; “Soneto Circular”. Há também a presença forte de exaltação a natureza e a noite, como nos poemas: “Luz entre sombras”; “Versos”; “Mundo interior”;
Admiradora das obras e da história de vida de Machado de Assis, a goiana Rossidê, que também carrega o sobrenome Machado, diz que antes mesmo de saber ler e escrever já era fã incondicional do escritor.
“Machado por uma Machado” também traz ainda poesias e sonetos da Rossidê, dedicados e criados especialmente para exaltar o escritor. O tributo é uma justa homenagem à memória do escritor.
Esta coluna é publicada invariavelmente as segundas, porque às vezes o livro é bem grande (rs)
Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]
Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br