A fotógrafa mineira Isabella Leite abre a mostra individual “Corpos políticos”, no dia 25 de outubro, às 19h, na Aliança Francesa Belo Horizonte. As imagens retratam eventos de resistência da comunidade LGBT, com um incentivo a reflexão sobre as diferenças de gênero e de identidade, promovendo diálogo e autonomia. Este é o sétimo evento da programação anual da galeria Georges Vincent, com o tema geral “Arte na Luta”, em um total de oito exposições.
“Corpos políticos” é um recorte de 23 fotografias produzidas durante os campeonatos de gaymada (referência ao jogo esportivo “queimada”); a festa Duelo de Vogue; e duas edições da Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte, em 2017 e 2018. Entre eles, o fato de serem todos eventos públicos que utilizam de linguagens artísticas para construção e afirmação de identidades não binárias.
Nesse sentido, a exposição fotográfica se apresenta como elemento fortificador da imagem e de sua potência no campo do corpo e da política. “Forma-se nesse lugar, um cenário propício para pensar a reconstrução do olhar para si a partir do exercício de olhar para o outro”, pondera Isabella.
Sobre a artista
Isabella Leite nasceu em Belo Horizonte e é fotógrafa desde 2013. Frequentou diversos cursos livres e escolas, com destaque para a Escola Guignard, Escola de Imagem, Metrópole e Estúdio Figa. Seu trabalho inclui retratos, registros de espetáculos, manifestações documentais e fotografias urbanas, sempre em busca de captar a totalidade dos espaços e dos sujeitos. Participou de exposições individuais e coletivas na capital mineira, como “Duas”, no Edifício Maletta; e “Desvio”, no Santeria Bar.
Exposição “Corpos políticos”, de Isabella Leite
Quando: 25 de outubro, às 19h
Visitação: de 26 de outubro a 22 de novembro
Onde: Aliança Francesa Belo Horizonte (rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)
Hora: de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15 | sexta-feira, das 7h30 às 17h15 | sábado, das 8h às 13h
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: (31) 3291-5187
aliancafrancesabh.com.br