Culturaliza Dicas Diversão

24ª CASACOR Minas – “A Casa Viva”

Tem início no próximo dia 07 de agosto a 24ª CASACOR Minas, depois de promover uma das edições mais comentadas da história da mostra em Minas, a CASACOR Minas está de volta ao casarão histórico que a abrigou no ano passado, em uma das edições mais comentadas de sua história. Só o endereço se repete, pois até mesmo a belíssima edificação está repleta de novidades. “O que podemos garantir é que, apesar de ocuparmos o mesmo prédio do ano passado, esta mostra será completamente diferente da última. A distribuição dos ambientes desta edição seguirá outra formatação, evidenciando o tanto que um projeto de arquitetura e design de interiores é capaz de dar uma cara completamente nova a um ambiente”, destaca o Diretor de Conteúdo e Relacionamento Eduardo Faleiro.

 

Com o tema A Casa Viva a proposta é deixar que o visitante esteja mais próximo da natureza. O objetivo é mostrar como o lar pode ser traduzido em refúgio, lugar especial para celebrar a vida com amigos, familiares e animais de estimação. Essa temática é, em síntese, um prolongamento da que foi proposta ao longo de 2017, batizada de Foco no essencial. Outro aspecto fundamental da Casa Viva é a sua estreita relação com a natureza, o que certamente terá forte presença nos 51 ambientes desta edição, assinados por 86 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. De pequenos arranjos de plantas aos grandes jardins, morar próximo ao verde deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade. Logo, é natural que essa relação se estenda às mostras do setor. Além de explorar essa proximidade com as plantas e animais, nesta edição, vários ambientes foram pensados de forma a priorizar o bem-estar dos moradores.  “O tema deste ano destaca exatamente o que os clientes têm procurado no meu escritório: espaços multifuncionais que possam ser utilizados ao máximo possível, permanecendo-se sempre vivos”, destaca o arquiteto Felipe Soares, um dos nomes confirmados nesta edição da CASACOR Minas.

 

Além do tema proposto a CASACOR Minas 2018, continua investindo na preservação do patrimônio histórico, não apenas pela reabertura do prédio e da ocupação do mesmo, mas também pela continuidade no processo de recuperação e restauro de uma construção icônica, integrante do conjunto Arquitetônico da Praça da Estação. O casarão, parte do acervo da extinta Rede Ferroviária Federal, a RFFSA, permaneceu fechado por mais de 10 anos e só foi reaberto para a edição passada da mostra, graças à parceria entre CASACOR Minas e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/MG.

 

Abrindo também seus espaços para uma apurada seleção de novos talentos, e além é claro de recebe um time formado por grandes escritórios de arquitetura. Ao reconhecimento, entre outros, de nomes como Ângela Roldão, Bernadete Corrêa, Beth Nejm, Patrícia Hermanny, Isabela Vecci, Fabíola Constantino, Juliana Vasconcelos, Gislene Lopes e do escritório Arquitetos Associados, formado por Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoof Cardos, apresentam-se também profissionais expoentes como Alex Rousset, Ana Vaz, Estela Netto, Luis Fábio Rezende, Rodrigo Aguiar, Leonardo Veloso, João Lucas Pontes Gomes e Luís Gustavo Vieira, entre outros. Soma-se ao time uma nova geração de profissionais comprometidos e muito promissores. Entre eles, Manu Lolato, Sarah James, Felipe Cardoso, Felipe Soares, Pedro Félix, Thiago Bandeira de Mello, Filipe Pederneiras e Júnior Piacesi. Entre os estreantes desta edição, nomes como Paula Freitas, André França e Rute Zocratto, do Studio Simplí. O trio foi vencedor da 2a ARCHATHON – Maratona de Arquitetura e foi premiado com um ambiente na CASACOR Minas, além de uma viagem para a MIAMI ART BASEL.

 

Inspirada nas principais tendências mundiais, a CASACOR Minas vai além de repetidas fórmulas, criando um elo afetivo com a cidade e com as tradições mineiras, um caminho, inclusive, que se evidencia como primordial na atualidade. Prova disso é o bar assinado por Isabela Vecci que, inspirado na noite cubana, soma ao colorido vibrante de estampas africanas o trabalho de nomes como Isaura Pena, Mário Valle, Amílcar de Castro, Benjamim, José Bento e muitos outros, presente luxuoso que está nos azulejos das mesas. Eles, inclusive, formam importante acervo que conta um pouco a história de 20 anos da Terratile, especializada no segmento de revestimentos, louças e metais.

 

No Armazém, que tem projeto assinado pela jovem equipe da Ø Arquitetos, formada por Thiago Bandeira de Mello, Filipe Pederneiras e Katarina Grillo, Agnes assina uma curadoria de produtos, oferecendo o melhor da gastronomia do estado. O ambiente será o espaço onde os visitantes poderão levar para casa produtos como queijos, embutidos, vinhos mineiros, doces especiais e até hortaliças. O espaço também receberá workshops e palestras de convidados, que falarão sobre alimentação, comportamento e colocarão em debate os desafios de reinventar a comida mineira.

 

Além do Bar, Café, Restaurante e Armazém, a gastronomia ainda terá destaque na programação de aulas-show, que serão promovidas na Cozinha Funcional do Chef, com projeto assinado por Fabíola Constantino. Um dos destaques desse espaço certamente será a automação, possibilitando que os participantes das aulas possam acompanhar todos os detalhes por meio de TVs conectadas a câmeras instaladas na bancada, facilitando o aprendizado. As aulas serão ministradas pelo premiado chef Felipe Rameh. 

 

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Que em 2018 chega na sua 24ª edição em Belo Horizonte, e com mais de 20 eventos nacionais.

 

Abaixo informações sobre o evento, que abrirá suas portas para alunos da rede pública de ensino, de forma inteiramente gratuita, uma oportunidade para que alunos das redes municipal e estadual, nos ensinos básico e secundário, possam conhecer um pouco sobre a história do casarão e a sua relação com a cidade, uma vez que ele está intrinsecamente ligado ao surgimento de Belo Horizonte:

 

24ª CASACOR Minas – “A Casa Viva”

Quando: de 07 de agosto a 16 de setembro de 2018

Hora: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações: www.casacor.abril.com.br

Onde: Rua Sapucaí, 383 – Floresta-

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.