Nesta quarta-feira, 25 de julho, a Orquestra de Câmara Opus homenageia os compositores italianos Antonio Lucio Vivaldi, que este ano completaria 340 anos; e Vittorio Monti, que chegaria aos 150 anos. Sob comando do maestro Leonardo Cunha, o concerto contará com 14 músicos, com enfoque no violino. A apresentação terá importantes obras do repertório violinístico como o Inverno das Quatro Estações de Vivaldi e a peça “Czardas” de Vittorio Monti, que é uma obra muito conhecida pelo seu caráter virtuosístico e cigano.
Os primeiros violinos foram feitos na Itália e para receber esta homenagem foram escolhidos esses dois compositores italianos. Completando o programa da noite, haverá um concerto duplo, para violino e cravo, de J. Haydn, no qual o violinista Edson Queiroz, é professor de violino pela Universidade Federal de Minas Gerais, e tem participado como professor de vários Festivais pelo Brasil. Como solista e spalla, atuou em várias orquestras pelo país e no exterior, tais como da Orquestra do Festival Bach, entre outros feitos, e terá solando, ao seu lado, a esposa e pianista Valéria Gazire, que é pianista, natural de Belo Horizonte, aperfeiçoou-se em música de câmara na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, se apresentando como solista em várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ), entre outras, além deles ainda haverá uma serenata para cordas do compositor britânico Elgar, obra que a Orquestra Opus já registrou no seu segundo CD.
As orquestras de câmara são, por conceito, compostas por um número reduzido de músicos e instrumentos que as orquestras sinfônicas e filarmônicas. As orquestras de câmara foram criadas, tradicionalmente, para apresentações em locais menores e públicos reduzidos, mas não menos exemplar. E desde 2006, a Orquestra de Câmara Opus apresenta o projeto “Orquestrando Brasil” realizando apresentações em mais de cem cidades de oito estados brasileiros, e que também rendeu um CD, levando a Orquestra de Câmara OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011, a OPUS realizou quatro concertos no Peru – Lima e Cuzco – e também na Europa, em 2012, com quatro concertos na Alemanha – Munique, Potsdam e Berlim – e França – Paris.
Abaixo mais informações sobre o concerto:
Orquestra de Câmara OPUS homenageia Antonio Lucio Vivaldi e Vittorio Monti
Quando: 25 de julho de 2018
Hora: 20h
Onde: Teatro I – CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Clientes Banco do Brasil pagam meia-entrada
Venda de ingressos: bilheteria do teatro / ou www.eventim.com.br
Mais informações: (31) 3431-9400 I (31) 3431-9503
Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficiente auditivo ou de fala 0800 729 0088