Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

Exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”

Com a aproximação do Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2018, a Casa Fiat de Cultura promove desde o dia 22 de maio uma programação paralela, com a exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas, que pode ser visitada até 29 de julho. São mais de 80 obras de 12 artistas belo-horizontinas: Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes. Além disso, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou duas atividades inspiradas na exposição: o Ateliê Aberto de Flipbook e o Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQ. A mostra, que tem curadoria de Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo, traz à luz o trabalho feminino no cenário mineiro da produção de quadrinhos. Toda programação com entrada gratuita.

 

Com sete obras significativas da carreira de cada artista, todas com sua peculiaridade, nos traços, cores e conceitos, a exposição encontra harmonia dentro da mistura de estilos e linguagens. Os temas dos trabalhados vão desde a vida cotidiana, passando pela defesa do movimento feminista, até histórias fantásticas com personagens imaginados pelas quadrinistas. As técnicas variam entre manual (aquarela, nanquim, lápis de cor, pastel seco e guache), digital e mista.

 

A quadrinista e uma das curadoras da exposição, Ana Koehler, afirma que para ela “essas artistas nos fazem vê-las e reconhecê-las. São mulheres que estão fincando seus pés nos quadrinhos, mundo tão dominado pelos homens. Agora, elas também mostram as suas visões e os seus desejos. Com paciência e firmeza, fizeram-se inarredáveis. Já era tempo! Afinal, quando uma menina vê uma mulher inarredável, ela já sabe o que ser quando crescer”. A exposição também evidencia a difusão das HQs no Brasil, enquanto produção, nos últimos anos: “na minha infância aprendi a ler com os quadrinhos. Naquela época não havia muitos quadrinistas brasileiros, apenas alguns que trabalhavam em projetos estrangeiros, da Disney, da Marvel, por aí. Hoje me sinto feliz por realizar uma exposição que traz a arte de conterrâneas, com os traços dessas 12 mulheres inarredáveis”, comenta o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.

 

O FIQ-BH é o maior evento da América Latina dedicado ao gênero dos quadrinhos e será realizado em Belo Horizonte de 30 de maio a 3 de junho de 2018, na Serraria Souza Pinto. Além das oficinas, a edição de 2018 contará com debates, exposições, oficinas, lançamentos, sessões de autógrafos, mostra de cinema, rodada de negócios e atividades interativas. Todas as atrações têm entrada gratuita.  Tradição em todo festival, a cada edição tem-se a homenagem, que este ano será feita à paulistana Erica Awano, com quase 20 anos de carreira. Outra atração do festival é a própria identidade visual, assinada por um jovem artista convidado para essa função, que nesta edição, o convite foi feito à quadrinista Cris Eiko. Uma das tantas mulheres convidadas que somam quase metade do festival.

 

Além da exposição, o público que for a Casa Fiat de Cultura, conhecerá uma técnica de animação, no Ateliê Aberto de Flipbook. Irão aprender que pequenas modificações em uma série de desenhos criam a ilusão de movimento, possibilitando a criação de várias cenas. Já no Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQs, os participantes irão exercitar a imaginação para criar personagens e narrativas a partir de colagens, pinturas e desenhos. O foco será a construção a partir de imagens, na qual o público aprenderá a exprimir ideias sem utilizar recursos textuais.

 

Abaixo mais informações sobre programação completa:

Exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”

Quando: 22 de maio a 29 de julho de 2018

Hora: Terça a sexta – das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados –  das 10h às 18h

Quanto: Entrada Gratuita

Onde: Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, Funcionários

 

Programa Educativo

Ateliê Aberto de Flipbook

Até 31 de maio, aos sábados, domingos e feriados

10h às 11h30 e 14h às 17h30

Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQs

2 de junho a 1º de julho, aos sábados e domingos

10h às 11h30, 14h às 15h30 e 16h às 17h30

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.