Cinema Culturaliza Diversão

Mostra Grandes Nomes do Kung Fu

Durante todo mês de abril, grandes nomes do Kung Fu ocupam o Cine Humberto Mauro! Uma mostra de 27 longas aborda o universo da milenar arte marcial chinesa, reunindo nomes como os mais conhecidos no ocidente como Bruce Lee e Jackie Chan, além dos aclamados no oriente como Sammo Hung, Donnie Yen e Ziyi Zhang. A mostra pode ser dividida em três eixos principais: ação, comédia de ação e wuxia, gênero literário e cinematográfico tradicional chinês, que tem suas origens datadas há mais de 5 milênios.

 

De acordo com o crítico Julio Cruz, da gerência do Cine Humberto Mauro e curador da mostra, “o cinema de Kung Fu trata sobretudo de uma questão de identidade nacional devido à colonização britânica de Hong Kong, onde nasceu. Nos filmes, era possível expressar a insatisfação com o apagamento geral das tradições chinesas”, destaca. O curador ressalta ainda que o gênero tradicional wuxia tem como base a cultura milenar da formação religiosa chinesa e, por isso, costuma ser mal interpretado pelos ocidentais. “Princípios do budismo e xintoísmo são tratados socialmente, e uma forma de Hong Kong afirmar sua identidade foi recontar essas histórias milenares no cinema, em que os personagens são capazes de aperfeiçoar o controle da força universal do Chi e atingirem feitos sobre-humanos”, comenta.

 

A mostra trará grandes destaques tradicionais como Bruce Lee, com as obras O Dragão Chinês (1971), a Fúria do Dragão (1972), Operação Dragão (1973) e a Fúria do Dragão (1972). Já Jackie Chan estrela Police Story (1985), uma reestruturação do cinema policial com características do Kung Fu, no papel de Ka Kui, um policial que, depois de capturar o chefe do crime de Hong Kong, é encarregado de proteger sua secretária, sem saber de suas intenções de libertar o chefe. No wuxia Herói (2002), Jet Li interpreta um lutador sem nome que se propõe a enfrentar os assassinos de elite que ameaçam o soberano da província do norte da China, num exemplo da excelência da linguagem corporal do Kung Fu.

 

Entre os menos conhecidos serão exibidos, Os Condores do Oriente (1987), que se passa após a Guerra do Vietnã. No longa, um grupo de prisioneiros chineses é enviado como chamariz numa missão para destruir um depósito de armas americano, deixado para trás pelos militares no país. Ip Man (2008) e o Grande Mestre (2013) se destacam como duas ficcionalizações da história real do mestre de Bruce Lee, e as bases para o estilo Jeet Kune Do, criado pelo ator. 

 

Abaixo informações sobre a mostra:

 

Mostra Grandes Nomes do Kung Fu

Quando: 11 de abril a 3 de maio

Hora: 21h

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

           Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.