Os belorizontinos já estão em ritmo de carnaval e a Casa Fiat de Cultura não poderia ficar de fora, nas próximas duas semanas o público poderá criar seus adereços em ateliês abertos e, ainda, participar de um passeio cultural voltado para as histórias da folia momesca. As atividades são gratuitas e abertas para todas as idades.
Entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro, sempre de quarta a domingo, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura realiza o Ateliê de Máscaras de Carnaval. A proposta é criar máscaras usando filigranas de papel, técnica também conhecida como quilling, utiliza tiras de papel que, quando são enroladas e moldadas, formam desenhos decorativos. As atividades são realizadas em dois períodos: pela manhã, das 10h às 11h30, aberto à participação das famílias e crianças até 12 anos, e, à tarde, das 14h às 17h30, para os maiores de 12 anos. Todos os participantes deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais. Não é necessária inscrição prévia.
No próximo dia 03 de janeiro, a equipe do Educativo conduzirá o público em um passeio pelas calçadas de BH, relembrando as tradições carnavalescas da cidade, pela Praça da Liberdade, onde eram realizados os desfiles de carros enfeitados, o Corso Carnavalesco; seguirá pela rua da Bahia, onde originalmente desfilava a legendária Banda Mole; indo também à avenida Afonso Pena, palco dos desfiles das Escolas de Samba; até chegar ao Automóvel Clube, revivendo as histórias dos grandes bailes de carnaval que aconteceram entre 1940 e 1970, até os blocos de rua. As memórias de Carnaval do grupo que participa do passeio também serão compartilhadas em um bate-papo que acontecerá durante o trajeto. O ponto de partida será o hall de entrada da Casa Fiat de Cultura, às 10h. Para participar é necessário se inscrever até o dia 2 de fevereiro, pelo telefone (31) 3289-8910. O passeio faz parte do programa “Encontros com o Patrimônio”, realizado nos primeiros domingos de cada mês.
Mais uma vez a Casa Fiat de Cultura reforça sua participação no meio cultural, cumprindo há mais de 11 anos um importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 40 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. Da grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin e Tarsila do Amaral, a artistas que despontam no cenário da arte contemporânea, sua programação é diversificada e gratuita, contemplando públicos de todas as idades e classes sociais.
Abaixo mais informações sobre a programação:
Casa Fiat de Cultura em Ritmo de Carnaval
Ateliê Aberto de Máscaras de Carnaval
Quando: De 31 de janeiro a 9 de fevereiro (quarta a domingo)
Hora: De 10h às 11h30 – famílias e crianças até 12 anos
De 14h às 17h30 – a partir de 12 anos
15 vagas por horário
Dispensa inscrição. Sujeito a lotação
Participação gratuita
Encontros com o Patrimônio – Edição de Carnaval
Quando: 3 de fevereiro (domingo)
Hora: das 10h às 12h
20 vagas
Inscrições: até 2 de fevereiro (sábado), pelo telefone: (31) 3289-8910
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h