Culturaliza Diversão Exposições

Exposição Linhas de Força – Marcone Moreira

Indicado ao Prêmio PIPA durante quatro edições, Marcone Moreira que iniciou suas experiências artísticas ao final da década de 1990, e desde então vem participando de diversas exposições pelo Brasil e no exterior, exibe parte de seu acervo na exposição Linhas de Força, que busca apresentar um conjunto diversificado e coeso das pesquisas artísticas realizadas em seus dois últimos anos de produção.

 

Marcone Moreira que é maranhense vive e trabalha em Belo Horizonte, vencedor da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, no Instituto de Artes do Pará, foi premiado no X e XV Salão da Bahia, Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea, da Funarte, e no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, traz a capital mineira desenhos, objetos e esculturas formadas a partir da utilização de diversos materiais. Para o artista o conjunto de obras reunidas na exposição afiança um interesse por questões específicas de modos de trabalho e os artefatos resultantes desses processos, como as atividades desempenhadas por carpinteiros navais, vendedores ambulantes, quebradeiras de coco babaçu e artesãos.

 

Além de objetos e esculturas, uma nova série de desenhos valorizam o contorno de porretes de madeira usados na extração da amêndoa do babaçu, coletada no estado do Maranhão, terra natal do artista. “Por meio de um procedimento rudimentar, que emprega uso de machado, os objetos sofrem um desgaste e vão ganhando formas diversas. Com isso, iniciei uma série de desenhos, buscando não apenas a representação, mas a tradução desses artefatos em outra linguagem”, conta Moreira.

 

Abaixo informações sobre a Mostra:

 Exposição Linhas de Força – Marcone Moreira

Quando: 15 de dezembro a 25 de fevereiro

 Onde: Galeria Arlinda Corrêa Lima – Av. Afonso Pena, 1537

Quanto: Entrada gratuita

 

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.