Culturaliza Três Motivos

3 motivos para assistir “Encanto”, a mais nova animação da Disney

Estou aqui, mais uma vez, para falar bem de um filme da Disney. Desde que comecei a escrever sobre as produções que estou assistindo, falei de dois longas da produtora do Mickey, Luca e Cruella, que, realmente, me deixaram bem empolgado!

 

Hoje, adiciono mais um para a lista: Encanto!

 




 

A animação dirigida por Jared Bush e Byron Howard, os mesmos de Zootopia, não me deixou tão empolgado quanto os outros dois que citei, mas, com certeza, posso listar três motivos para você assistir!

 

Por que não fiquei tão animado?

 

A história do filme é bem legal. Conta sobre Mirabel, uma menina que faz parte de uma família que foi abençoada com poderes mágicos. Esses dons colaboram com os serviços da comunidade, porém, ela é a única que não foi agraciada. Esse é o plot twist, pois somente ela poderá salvar a todos de graves acontecimentos no futuro.

 

Enquanto assistia, encontrei os motivos que listo abaixo, mas também senti falta de muitas coisas como, por exemplo, um fechamento melhor para a história. Sabe quando a gente começa a estudar e deixa as primeiras folhas do caderno impecáveis e depois de uma semana já começamos a fazer rabiscos? Foi exatamente isso que senti. A narrativa é linda até o meio. O final precisava e merecia muito mais.

 

Enfim, vamos aos motivos positivos:

 

Trilha Sonora

 

 

Um dos grandes destaques da nova animação da Disney, com certeza, é a sua trilha sonora. Eu não sou muito fã de musicais, mas gostei muito das músicas do filme, principalmente, a “We Don’t Talk About Bruno” (ou “Não Falamos do Bruno”, na versão dublada).

 

Essa música por sinal vem rendendo boas posições. Fenômeno no TikTok, a faixa ultrapassou o recorde de “Let It Go” de “Frozen” e atingiu a 4ª quarta posição da Billboard Hot 100. Ainda segundo o The Guardian, foi o primeiro tema original da Disney a alcançar o número 1 das tabelas do Reino Unido

 

Realmente merece o sucesso. A vibezinha latina presente faz a gente ficar ainda mais empolgado, além de seus instrumentais que transmitem toda a magia da história. Além desse sucesso, destaco as faixas “Colombia, Mi Encanto”, “The Family Madrigal”, “Surface Pressure” e “Dos Oruguitas”.

Escute a trilha original completa clicando aqui. 

 

 

Representatividade/Diversidade

 

Ver filmes grandes como esse com pessoas que fogem do padrão Hollywood é sempre muito bom! Latinos, negros, pessoas com cabelos cacheados, roupas legais, totalmente sem estereotipos…

 

As crianças se amarram e crescem com a imagem correta do mundo: “existem pessoas diferentes e também parecidas comigo!” . Além disso, é muito positivo em relação à representatividade. Se para um adulto já é muito lindo ver tal cena, imagina para uma criança?

 

A pequena Manu, de Sete Lagoas – aqui pertinho – por exemplo, se viu dentro do filme soltando um “sou eu, mamãe” ao ver a protagonista do filme, Mirabel. O vídeo chegou até a atriz americana Viola Davis, que compartilhou e ressaltou a importância de momentos como esse.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por VIOLA DAVIS (@violadavis)

 

Mensagem principal

 

 

Além de toda representatividade, a história também destaca a importância de cada um no mundo, independentemente de dotes e poderes. A Mirabel, personagem principal, como eu disse, não tem poderes mágicos, assim como os outros membros de sua família. No início isso é um tabu para todos, mas ao longo da narrativa, vamos vendo a garotinha descobrindo seu lugar no mundo.

 

Para sermos felizes, não precisamos provar ou ser nada que outras pessoas querem, mas sim ser aquilo que realmente somos. Fui muito coach agora, né?! Mas foi a principal mensagem que captei e acho necessária para todos.

 

Você pode ver o filme na Disney Plus. É só clicar aqui!

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.