Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

Exposição Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura

Desde o último dia 03 de fevereiro, a exposição Abraham Palatnik –  A Reinvenção da Pintura, ocupa as dependências do CCBB-BH, será a primeira mostra/homenagem ao inquieto artista falecido em maio de 2020, aos 92 anos. Artista cinético, pintor e desenhista, Abraham Palatnik é considerado um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil, que expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia. De modo criativo, e ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, Palatnik desenvolveu experimentações artísticas e estéticas diversas.

 

A mostra, sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, dialoga com as exposições individuais do artista, realizadas pelos mesmos curadores, respectivamente em 2013 e 2017, nos Centros Culturais do Banco do Brasil de Brasília e Rio de Janeiro. No total, serão apresentados ao público mineiro 75 trabalhos de épocas diversas, abrangendo os vários segmentos experimentados pelo artista: Aparelhos Cinecromáticos, Objetos Cinéticos, objetos lúdicos, mobiliário, pinturas e desenhos de projetos. 

 

Entre as novidades da exposição que o CCBBB BH irá abrigar, e que a diferencia das mostras anteriores, estão o inédito curta-metragem dirigido pelo filho Roni Palatnik, que registra o artista fazendo uma das obras da última fase, e um destaque à série W, a última de sua produção. “Por volta de 2004, Abraham Palatnik deu início a uma nova série denominada simplesmente W. À primeira vista, trata-se de mais um desdobramento de seus relevos progressivos. E é. Mas vai além, ao propor uma discussão sobre a ativação do suporte, sua materialidade, diante da ocupação abstrata e/ou figurativa da superfície. (Frederico Morais – Fevereiro de 2020).

 

Para oferecer segurança ao seu público e seus colaboradores, a entrada acontecerá mediante agendamento online via Eventim (https://www.eventim.com.br) e com limite de acessos e de quantidade de pessoas nos espaços do prédio. O uso de máscara é obrigatório, assim como a disponibilização de álcool em gel, conforme determina o Decreto da Prefeitura Municipal.  Os fluxos de entrada e saída serão alterados. Uma das portas será exclusivamente para a entrada e outra para a saída, evitando o cruzamento das pessoas, num sentido orientado por adesivos de piso e com apoio da equipe de recepção.

 

A entrada será apenas pela porta principal da unidade em frente à Praça da Liberdade, com necessidade de validação do ingresso e medição da temperatura corporal. Recomenda-se que a visita tenha duração de até uma hora. Áreas de espera e bancos nos espaços de visitação foram retiradas, evitando a permanência prolongada, caso o visitante não esteja fruindo da programação.

 

A exposição “Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura” ficará aberta à visitação durante o carnaval.

 

Serviço:

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Tel: 31 3431-9400) 

Quando: De 03 de fevereiro a 19 de abril de 2021 

Hora: De quarta a segunda, das 10h às 22h

Quanto: Entrada Gratuita – www.eventim.com.brCom apresentação obrigatória do ingresso digital

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *