Culturaliza Dicas Exposições

”Outros Territórios” artistas selecionados para exposição no Viaduto das Artes

O edital Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana elegeu os sete vencedores da primeira etapa do programa que serão apresentados numa exposição no Viaduto das Artes. É um instigante espaço cultural na região do Barreiro, instalado sob dois viadutos e sintonizado com o conceito geral da Chamada, que é explorar as possibilidades de ativação de lacunas urbanas.

 

Todas as propostas selecionadas estão disponíveis para consulta no site do concurso (www.outrosterritorios.com.br), passando a ser integrante de uma galeria online de possibilidades de ocupação das palafitas (vigas e pilares aparentes).

 

Segunda Fase

 

Em uma segunda fase, as propostas serão discutidas com potenciais patrocinadores para que possam ser efetivamente construídas durante o Festival Cultural Outros Territórios, nas palafitas do bairro Buritis.

 

A premiação consiste na exposição dos finalistas no Viaduto das Artes. Se confirmado, o Festival será realizado até meados de 2020 e os autores das propostas premiadas serão convidados a executar os seus projetos dentro de um orçamento de até R$ 20 mil.

 

A abertura da exposição e da mesa de debates ocorrem ainda no primeiro semestre de 2019.

 

Objetivo do projeto 

 

O projeto tem a intenção de reunir um conjunto de intervenções temporárias propostas para o Buritis, possibilitando uma mudança instantânea em sua paisagem por meio da ocupação de “palafitas” de diversos prédios ao mesmo tempo.

 

Um circuito de visitação a pé às instalações poderá ser criado também. Caso as propostas selecionadas sejam instaladas, haverá projeções de filmes, estufas com vapor d’água, turbinas eólicas, instalações artísticas e um oceanário artificial, entre outras possibilidades de ocupação dos espaços privados e vazios. Tudo ainda depende das respostas dos condomínios e da continuação da captação de recursos via leis de incentivo cultural.

 

Além do roteiro livre de visitação às obras, Outros Territórios pretende se configurar como um promotor de debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

 

Mais Informações: www.outrosterritorios.com.br

Deixe o seu comentário