Culturaliza Dicas Literatura

“Fim de mundo: Vidas Secas, de Graciliano Ramos”, com Wander Melo Miranda.

Acontece na Academia Mineira de Letras palestra “Fim de mundo: Vidas Secas, de Graciliano Ramos”, com o professor Wander Melo Miranda. Wander é professor aposentado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi diretor da Editora UFMG (2000-2015). Pesquisador 1A do CNPq, com pesquisa sobre Literatura e Biopolítica.

 

No evento que faz parte do programa Casa da Palavra-Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, Wander pretende tratar a questão dos retirantes como imagem de uma nação por vir, ou seja, de que modo Graciliano faz daqueles que não tem voz nem vez, o fermento da esperança de algo novo.

 

Filho mais velho de uma família de classe média com dezesseis filhos, e por ter vivido em várias cidades do sertão nordestino, Graciliano Ramos de Oliveira produziu obras que retratavam os problemas sociais da região, trazendo uma visão crítica às relações humanas. Considerado um dos maiores escritores do país e apontado como o melhor ficcionista do Modernismo, foi romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista. Além de escrever outras grandes obras, ficou mais conhecido pelo seu livro “Vidas Secas”, lançado em 1938. De cunho sócio-político a obra apresenta situações que revelam vários momentos da vida retirante destes sertanejos em busca de sobrevivência.

 

Informações sobre a palestra:

“Fim de mundo: Vidas Secas, de Graciliano Ramos”, com Wander Melo Miranda.

Quando: 23 de agosto

Horas: 19:30hs

Onde: Academia Mineira de Letras |Rua da Bahia, 1466 – Lourdes

Quanto: Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.