Culturaliza Dicas Diversão Exposições

Inauguração da Mostra Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica

Será inaugurada no próximo mês a exposição Crônicas de Noemisa – 50 Anos de Cerâmica, que é uma homenagem a esta artista singular do Vale do Jequitinhonha, que dedicou toda sua vida ao ofício da cerâmica, nunca arredando o pé do seu cantinho em Ribeirão da Capivara, Caraí, Minas Gerais. 

 

O curador da Mostra Tadeu Bandeira apresenta seleção de cem obras executadas nos últimos quarenta anos, pertencentes a instituições públicas e a coleções particulares que sempre distinguiram nessa ceramista o dom de esculpir com maestria. Bandeira ressalta sobre a artista que “sua arte tem poesia, delicadeza, pureza, feminilidade e ao mesmo tempo magia, já que vez ou outras fábulas são narradas.”

 

A artista por influência da mãe, passou a modelar suas peças através da tabatinga , uma espécie de argila, e do toá, uma ferramenta , com muita destreza, sobriedade e equilíbrio estético, sempre narrando temas do cotidiano tais como cenas de casamento, festas populares, costureiras, matança do boi, o ladrão de galinhas.

 

Noemisa já participou de importantes mostras além de seu acervo estar representado em importantes instituições culturais brasileiras voltadas para a arte popular: Museu Afro – Brasil (SP), Memorial de América Latina (SP) no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, entre outros.

 

Informações sobre a mostra:

Inauguração da Mostra Crônicas de Noemisa50 anos de cerâmica

Quando: 04 de agosto a 24 de setembro

Hora: 3ª, 4ª e 6ª – de 10 às 19h | 5ª – de 12h às 21h

            Sábados e domingos – de 12h às 19h

Onde: Centro de Arte Popular – Cemig

Ingresso: Entrada Gratuita

 

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.