Av. Afonso Pena 1.537
Belo Horizonte
O Cine Humberto Mauro localizado na Av. Afonso Pena, está exibindo desde o dia 19 de abril (sexta passada) a Retrospectiva Nicholas Ray, que reúne 24 filmes dirigidos ou codirigidos pelo cineasta americano Nicholas Ray. A mostra estará em exibição até o dia 09 de maio com a entrada gratuita, os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes de cada sessão.
Sucessos como Jhonny Guitar (1954), Juventude Transviada (1955),No Silêncio da Noite (1950) e Cinzas que Queimam (1951) estão presentes na Retrospectiva. Além dos filmes, você encontra também sessões comentadas e um curso gratuito e inédito tendo como professor José Ricardo da Costa Miranda Junior doutor em Artes e Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG.
Nicholas Ray é considerado um dos cineastas mais importantes da história do cinema. Ele ganhou reconhecimento ao ir na direção contrária do sistema hollywoodiano da época, por colocar em seus trabalhos a sua própria visão de mundo, assim como suas angustias particulares. “Inicialmente os americanos receberam mal as obras de Ray, mas os franceses do Cahiers du Cinéma notaram coerência artística em seu trabalho e o reconheceram como um dos grandes nomes do Cinema de Autor. Godard chegou a dizer que Nicholas Ray é a expressão pura do cinema”, conta Vitor Miranda, pesquisador de cinema e curador da mostra.
Para mais informações sobre o curso acesse o site da Fundação Clóvis Salgado