Rua Fernandes Tourinho
145 - Savassi
A Patrícia de Deus – Ideias e Papéis, na Savassi, recebe até o dia 27 de agosto em seu Espaço de Arte, a exposição “Gesto, tecendo um tapete de memórias”, do renomado arquiteto e professor Renato Cesar José de Souza, por meio do projeto Patrícia de Deus Convida.
Renato Souza, nos últimos 30 anos, lecionou e coordenou diversos cursos nas áreas da história e teoria da arquitetura e do urbanismo, foi diretor de conservação e restauração do IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – e, atualmente, dedica-se à pesquisa de representações iconográficas e iconológicas na arte e na arquitetura, ministrando cursos especializados e ao hábito antigo que nunca abandonou: desenhar.
Já como artista, sempre viu o papel como amigo, capaz de receber uma ideia, um risco, um projeto. Aprendeu a desenhar e a ver as cores e as formas como expressão, traçando mapas, trabalhando rotas passadas e futuras.
O papel recebe a sequência que o gesto permite: a cor, o recorte, a cola, o pincel, o que tivermos à mão. Para manifestar a cor, a tinta de parede, guache, aquarela, cola colorida, lápis de cor ou qualquer instrumento que deixe rastros visíveis ou quase invisíveis. Cores e gestos tornam-se, então, registros, memórias, recados. Colocados em todo tipo de papel, representam as respirações do momento. Papel, tintas, colas e recortes. Mais que uma técnica, sinalizam meu caminho.
diz o professor
Sobre a exposição
O professor e artista costura memórias, situações e referências, que de alguma forma o marcaram, substituindo a linha e a agulha pelo recorte e a cola. O gesto, produzindo e combinando cada recorte, é decidido e consciente, atento aos detalhes minuciosos que levam a uma composição ao mesmo tempo harmônica e desestabilizadora.
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 10h às 19h, sábado. das 10h às 14h