A 18ª edição do Festival Teatro em Movimento em BH recebe do dia 04 ao dia 06 de outubro o espetáculo “Agosto”, sexta a partir das 21h enquanto sábado e domingo às 20h, no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou através do site da Eventim, todas as apresentações da peça contarão com tradução em Libras.
“Agosto” é uma obra original do americano Tracy Letts, vencedor do Pulitzer de melhor drama e do Tony de melhor texto, e inspirou também o filme de 2013 “Álbum de Família” que teve em seu elenco atrizes de peso como: Meryl Streep e Julia Roberts. A primeira montagem brasileira para os palcos conta com a Direção e Adaptação de André Paes Leme e idealização da produtora Maria Siman, além de ser vencedora dos prêmios: Cesgranrio de Melhor atriz para Guida Vianna e APTR de melhor atriz para Guida Vianna e Leticia Isnard e de melhor ator coadjuvante para Claudio Mendes.
Completando o elenco brasileiro temos: Alexandre Dantas, Claudia Ventura, Eliane Costa, Guilherme Siman, Isaac Bernat, Julia Schaeffer, Isabella Dionísio, Marianna Mac Niven e Isabelle Dionísio.
Com realização em BH do Festival Teatro em Movimento através da Lei Federal de Incentivo à Cultural, “Agosto” tem realização nacional da Primeira Página Produções e Trupe Produções, além de montagem produzida com o patrocínio da Porta Seguro.
Um pouco mais sobre “Agosto”:
“O espetáculo traz a história de uma família desconectada, desfeita, cujos membros insistiram na união o quanto puderam, da forma que puderam, mas que chega finalmente ao limite da desistência. Apesar de se tratar de um texto denso, forte, há certa descontração na peça, uma divertida recusa em levar-se demasiado a sério, uma tendência a nos passar “rasteiras” cômicas justamente nos momentos em que achamos que não há mais espaço para o riso. A peça conta uma história familiar na extensão de seus conflitos e de seus afetos.”

A Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a exposição “Que pão comeremos amanhã?” (“Quel pain mangerons-nous demain?”). Concebida pela Cité des Sciences’ et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, a mostra exibe 17 obras, entre fotos, áudio e vídeo e aborda a história do pão, sua indústria e consumo.
A exposição coloca sob os holofotes os problemas relacionados à produção de pães industriais e questões emergenciais como a intolerância ao glúten e suas consequências. É a oportunidade de aprofundar no assunto e se questionar sobre o tipo de pão que fará parte do dia a dia das pessoas no futuro. O público também vai poder conferir as pesquisas que foram conduzidas sobre o tema e curiosidades.
A mostra resulta do trabalho dos pesquisadores Nicolas Graner, Séverine Martrenchard e Pierre-Antoine Vigneron, da Universidade Paris-Sud e conta com edição de Alain Labouze (Science Actualités/Cité des sciences et de l’industrie).

O Projeto Fartura – Comidas do Brasil já é sucesso na capital mineira, cidade onde nasceu e se transformou na maior plataforma de gastronomia do país. Em sua 6ª edição, o festival amplia suas atividades e conta com uma semana com mais de 60 atrações que valorizam a cultura gastronômica, da origem ao prato, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.
Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro haverá o Conhecimento Gastronômico nas Escolas, com uma programação exclusiva para as crianças. Já nos dias 3 e 4 de outubro, acontece o seminário “CULTIVAR: conversas sobre gastronomia da origem ao prato”, aberto ao público com o objetivo de incentivar as discussões acerca dos alimentos e reunir profissionais do setor para abordar temáticas relevantes e apresentar cases. O evento será realizado no auditório da Globo Minas.
E nos dias 5 e 6 de outubro, o tradicional Festival Fartura reúne chefs e produtores de todas as regiões do Brasil, aulas interativas, as melhores receitas para o público, além de shows e apresentações cênicas. O evento será realizado, em frente à sede da Filarmônica MG, no Barro Preto. A participação é gratuita, mediante retirada de convite pelo www.farturabrasil.com.br.
A programação completa está no site: http://bit.ly/FarturaBH2019

Até o dia 25 de outubro, a atriz Rita Clemente apresenta seu projeto “Centrão BH”. Diferente das tradicionais apresentações teatrais, o palco de Rita será uma loja, localizada na Rua São Paulo, bem no centro da capital. E o melhor, é gratuito, garanta seu lugar chegando um pouquinho mais cedo, pois cada apresentação está limitada a 15 pessoas. Rita diz que lugar/loja foi criado para despertar no cidadão a curiosidade e o desejo de quer saber sobre algo e também receber a obra com dignidade em um lugar diferente.
As apresentações ocorrem de segunda a sexta-feira, de 13h às 19h, cada peça terá 15 minutos de duração. Serão apresentadas trechos da mostra “Para Desencadear Reviravoltas na Indonésia”, em três atos, intitulados “Óperas Urbanas”. E com base nesse projeto, Rita finaliza uma pesquisa que começou em 2015 e estreia seu o resultado com o espetáculo em 2020.
Confira os horários das apresentações ” Operas urbanas”!
ATO 1 – segundas-feiras às 13h15| 15h15| 18h15
ATO 2 – quartas-feiras às 13h15| 15h15 |18h15
ATO 3 – sextas-feiras às 13h15|15h15|18h15

A 1ª edição do Festival Sabiá – Celebrando a Maturidade acontece nos dias 5 e 6 de outubro e é um evento que traz um novo olhar cultural para os 60+, que estão cada vez mais ativas e buscam por atividades e atrações culturais que estimulem seus novos propósitos e desejos.
Com entrada gratuita, o evento busca trazer um novo respiro para os 60+, com atrações variadas, com shows, palestras, oficinas, feira de produtos e opções gastronômicas.
“O Festival Sabiá foi pensado para expressar o protagonismo da maturidade. É um evento idealizado com a visão de vida dos novos 60+, isto é, desejo pelo novo, orgulho de sua história e abertura para conviver com todas as gerações”, conta Samir Caetanos, um dos idealizadores do projeto.
Abaixo programação completa abaixo:
Sábado – 5 de outubro
11h – Oficina de Fotografia com Smartphones, com Luh Pantoja
12h – Show com Toca de Tatu
13h – Palestra Sabedoria e Experiência – Qual o valor de uma jornada de vida, com Patrícia Lisboa
14h – Oficina Danças Urbanas para a Maturidade, com Alexandre Mayrink
15h – Show com Dona Jandira
16h30 – Show Di Souza convida Sergio Pererê
17h30 – Audição de Canto Natural dos Pássaros
Domingo – 6 de outubro
10h20 – Orquestra Jovem Sinfônica de Betânia – Apresentação concedida pelo Banco Mercantil do Brasil
11h – Oficina Redes sociais: isso não é coisa só pra jovens, com Renato Fernandes
12h – Show com Carolina Serdeira
13h – Palestra Uma viagem para o meu lugar no mundo: do invisível ao visível com Giselle Lukashevich
14h – Oficina de Pandeiro com Danuza Menezes
15h – Show com Trivial convida Chico Amaral
16h30 – O Trem Chic Chegou
17h30 – Audição de Canto Natural dos Pássaros

Estendendo a comemoração do dia internacional do bacon, celebrado no dia 04 de setembro, a Bullguer lança em seu cardápio o sanduíche que leva 100g de carne 100% Black Angus, queijo tipo americano, bacon e coleslaw de repolho roxo. (R$25).
Belo Horizonte sempre foi conhecida como “a cidade dos bares”, mas nos últimos anos também tem se destacado pela rica variedade de hamburguerias. Uma das casas que rapidamente conquistou o paladar do público mineiro é a Bullguer, oferecendo sanduíches deliciosos à preços acessíveis. Agora, a hamburgueria lança na primeira semana de setembro uma novidade: o sanduíche especial Downtown (R$25).
O diferencial é que o sanduíche leva não só o bacon, mas também a surpreendente coleslaw da casa (a salada de repolho roxo em maionese) que junto da crocância do bacon trazem texturas que tornam a experiência de saborear o sanduíche ainda mais interessante. O Downtown fica disponível no cardápio de todas as unidades da Bullguer no Brasil.

A mostra considerada a maior e melhor de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, que reúne, anualmente, renomados profissionais, chega a sua 25ª edição, a CASACOR Minas 2019 será realizada no Palácio das Mangabeiras, entre os dias 03 de setembro e 13 de outubro, e contará com 58 ambientes, assinados por 92 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagistas.
O tema que será apresentado neste ano será “PLANETA CASA”. A ideia por trás desse conceito é fazer com que os frequentadores tenham uma reflexão sobre como a nossa relação com o mundo influencia o nosso jeito de morar. O local escolhido para sediar a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado foi o Palácio das Mangabeiras, imóvel tradicionalmente utilizado como residência pelos governadores de Minas.
Inaugurado oficialmente em 1955, o Palácio das Mangabeiras foi construído entre 1951 e 1955 para ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A edificação vem sendo utilizada para esta finalidade desde a sua inauguração, ocorrida durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tudo indica que o projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Já o projeto paisagístico original é de Roberto Burle Marx, duas grandes referências em suas áreas de atuação. Localizado aos pés da Serra do Curral, o Palácio segue o estilo modernista.
Outras novidades interessantes acontecerão durante a mostra, como a abertura para visitação ao palácio do governo e o início do projeto de restauração do Jardim de Burle Marx, assinado por Nana Guimarães. A visita a CASACOR Minas 2019, podem ser feitas de terça a sexta das 15h00 ás 22h00, sábados das 12h00 ás 22h00 e aos domingos das 12h00 as 19h00.
A Serraria Souza Pinto será palco do ROCKTOBERFEST 2019 neste sábado (05/10), a partir das 15h. O Festival, inspirado no Oktoberfest, terá 12h de duração com muito rock n’ roll cover e música autoral, além do abastecimento da cervejaria Backer, o evento terá também: danças, comidas e brincadeiras típicas da festa alemã, entre elas: a tradicional disputa de chope em metro. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Sympla e pelos pontos de venda física: Laicos Bar, 80 Bar, Distrital e no Acervo Discos.
Às 12h ininterruptas de puro rock serão marcadas pelas bandas mineiras: Lurex, LED III, Ca$h, Singles, Velotrol, Hard and Heavy, Mago Zen, Hocus Pocus e a Poison Gas. Além das bandas, o público poderá conferir também os DJ Motoca e DJ Villela.
Endereços e telefones dos Pontos de Venda Física dos Ingressos:
Laicos – Rua Ceará, 1580. Savassi. (31) 3658-8828
80 Bar – R. Paraíba, 1338 . Savassi
Distrital – Mercado Distrital do Cruzeiro – Rua Ouro Fino, 452 ou Rua Opala s/n. Bairro Cruzeiro. (31) 3284-0709
Acervo Discos – R. Pernambuco, 1000 – Funcionários. (31) 3245-8525

Até o dia 20 de outubro, a garotada tem diversão garantida no Shopping Contagem. Um espaço com a temática da turma Mônica intitulado CidadeColorir, que permite as crianças soltarem a imaginação no famoso bairro do limoeiro. Durante o desenvolvimento das atividades, os pequenos estarão acompanhados por uma turma de arte-educadores e instrutores para tranquilidade dos responsáveis.
O cenário é composto por 22 espaços que recriam o bairro onde a turma da Mônica apronta as mais divertidas travessuras como: A casa da Milena, do Cebolinha, do Cascão, da Mônica, da Magali e o laboratório do Franjinha. Podem participar crianças de até 12 anos de idade as atividades aguça a criatividade, estimulam a coordenação motora e despertam a descoberta por novas cores com a mistura de tintas. A diversão de toda família esta garantida!

A Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes recebe neste sábado e domingo, 05 e 06 de outubro, em curta temporada o espetáculo “Pru-ti-ti – Memórias de Estimação”, da Insensata Cia de Teatro.
O espetáculo é uma criação coletiva da Cia Insensata, que vem desenvolvendo uma pesquisa inteiramente dedicada ao Teatro para as Infâncias, a peça gira em torno da história de Cau, um garoto que troca um penico por um pintinho de estimação. A partir desta, outras histórias são remetidas pelas memórias dos atores e ganham a cena, criando oportunidades para que os atores brinquem de assumir os papéis que darão vida às memórias suscitadas – como o pipoqueiro e o pescador. O espetáculo é, ainda, uma oportunidade para tratar de temas pouco presentes em espetáculos infantis, como a frustração e a morte, a partir da perda do bichinho. Tal abordagem, fruto de pesquisas da companhia desde 2014, acontece de forma poética e cuidadosa.