Pedro vira porco-espinho da escritora paulista Janaina Tokitaka, foi um dos livros do Programa do banco Itaú, Leia para uma criança em 2018. Além deste, também fez parte da campanha o Quero Colo dos autores Stela Barbieri e Fernando Vilela.
O programa Leia para uma criança #issomudaomundo oferece literatura gratuita a clientes e não clientes do banco. São livros físicos e e-books que tem como objetivo incentivar a leitura entre adultos e crianças, fortalecendo a interação com os pequenos e o fortalecimento dos vínculos. De acordo com o site da instituição, desde a criação do programa, mais de 51 milhões de livros impressos já foram distribuídos e mais de 3 milhões já foram enviados para bibliotecas públicas, organizações da sociedade civil e escolas.
Se o objetivo é promover o incentivo à leitura infantil e interação entre pais e filhos, o livro Pedro vira porco-espinho cai como uma luva nesse propósito.
O livro conta a história de Pedro, um menininho que se estressa e se fecha, virando assim um porco-espinho, toda vez que algo não dá certo para ele.
“Se a mamãe chega atrasada na saída da escola só porque errou o caminho… Pedro vira porco-espinho”
Me lembrou muito os causos da coluna LiteralMente, Mãe! Onde a jornalista e mamãe da Maria, Gabriela Duarte, narra as diversas fases que a filha tem passado e também como as crianças mudam o comportamento quando estão perto das mães.
As vezes em que Pedro vira porco-espinho podem ser entendidas como as birras, e dificuldades das crianças em lidar com as adversidades. Tema mais que importante para pais tratarem com os filhos desde de pequenos e evitar maiores problemas futuros, como ansiedade.
Uma historinha bonitinha, fofa demais e muito bem construída. Abre possibilidades para os adultos conversarem e interagirem com as crianças sobre as questões cognitivas que ainda podem ser desenvolvidas.
7 livros infantis que ensinam muito a pais e filhos
Harry Potter 20 anos! A experiência de leu depois dos 30 anos
Grandes incentivadoras da literatura, bancas de jornal e revista resistem ao tempo
Clube de Leitura das Minas valoriza a literatura feminina e empodera leitores em BH
Clube de Leitura do Belas preza pelo ineditismo e outras pouco conhecidas do grande público
Esta coluna é publicada invariavelmente as segundas, porque às vezes o livro é bem grande (rs)
Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]
Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br