Acontece no próximo domingo, 19 de agosto o tradicional “Festejo do Tambor Mineiro”, projeto criado por Maurício Tizumba em 2002, nesta edição terá participação especial da cantora Mart’nália e reunirá guardas e irmandades do Rosário, grupos percussivos e artistas para celebrar a cultura reinadeira/congadeira e a influência banto na música produzida no país, no estado e na cidade.
Mart’nália é representante do samba e da boa música, de modo geral, desde a agravação de seu primeiro LP em 1985, e ao longo de sua trajetória, já gravou e cantou com grandes nomes do samba, incluindo seu pai Martinho da Vila, Djavan, Candeia, Noel Rosa, Guilherme Arantes, Gilberto Gil, entre outros. Ganhando o 18º Latin Grammy de melhor disco de samba, com seu álbum álbum “+ Misturado” (2017).
O “Festejo do Tambor Mineiro” é realizado, anualmente, sempre no terceiro domingo de agosto. Fazem parte da programação apresentações e cortejos de grupos percussivos, feira de artesanato, praça de alimentação com comida afro-brasileira e shows com artistas referência da cultura afro. O ponto de encontro é a Rua Ituiutaba.
Segundo Mauricio Tizumba, “ a região onde hoje se encontra BH já abrigava festejos de reinados/congados desde as fazendas escravagistas que conformavam o antigo Curral Del Rey, tradição que também migrou com a mão-de-obra operária, que veio do interior para a construção da nova capital. Atualmente, centenas de guardas e irmandades realizam seus festejos ao longo do ano, nas bordas da cidade, cumprindo por meio de visitas mútuas o ciclo anual do Rosário. É com muita alegria que o Festejo do Tambor Mineiro participa desse ciclo, convidando a todos para celebrar a cultura banto-mineira e para louvar Nossa Senhora do Rosário, os demais santos do panteão reinadeiro/congadeiro, as nações africanas e os antepassados”.
Abaixo informações sobre o evento:
Festejo do Tambor Mineiro 2018
Quando: 19 de Agosto
Hora: às 10h00
Quanto: 1 kg de alimento não perecível
Onde: Rua Ituiutaba, nº 399, Prado