Variedades

IBGE começa a convocar os aprovados para trabalhar no Censo 2022

O IBGE começou essa semana a convocar algumas das pessoas que irão trabalhar no Censo 2022. As primeiras convocações foram para os Agentes Censitários Municipais (ACM) e para os Agentes Censitários Supervisores (ACS) que serão responsáveis por supervisionar e monitorar os recenseadores que iram a campo entrevistar todos os cidadãos brasileiros a partir de 1 de agosto. E é sobre isso que nós da Betsonly, onde você encontra as melhores casas de apostas, falaremos hoje.

 

O IBGE divulgou também seu edital de convocação para esses cargos, onde discorre sobre os locais e datas em que os ACS e ACM devem apresentar a documentação exigida pelo edital e assinar seus contratos de trabalho. O treinamento para profissionais desses dois cargos está previsto para começar já no dia 6 de julho.

 

Já os recenseadores terão que esperar mais um pouco. Para eles, a convocação ainda não começou. Aliás, o IBGE nem sequer divulgou o edital de convocação para esse cargo ainda. Isso porque, o treinamento para recenseadores deve começar apenas em julho, já que eles serão treinados exatamente pelos Agentes Censitários Supervisores (ACS), que também por esse motivo começarão a trabalhar um mês antes que os recenseadores. Além disso, o trabalho dos ACS também envolve a coleta de dados preliminares no perímetro, chamado de setor censitário, onde serão realizadas as entrevistas.

 

Foto: Divulgação

 

O Censo 2022 ocorrerá com dois anos de atraso após ter sido adiado diversas vezes, tanto por conta da pandemia de COVID-19 quanto por falta de verbas para a realização da pesquisa. Os censos são realizados sempre a cada 10 anos e são de suma importância para conhecer melhor o país e as pessoas que nele habitam. Esse tipo de pesquisa começou a ser feita ainda na antiguidade e até hoje os censos são realizados em praticamente todos os países do mundo.

 

No Brasil, o primeiro censo foi realizado em 1872 pela Diretoria Geral de Estatística, instituição fundada apenas para conduzir a pesquisa. A partir de 1940, o censo passou a ser responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que havia sido criado seis anos antes, em 1934

 

O concurso para trabalhar no censo desse ano também foi adiado várias vezes. Em um primeiro momento, o certame seria realizado pela CEBRASPE, mas com o adiamento do Censo 2020, o concurso foi, em um primeiro momento, também adiado e posteriormente cancelado, com o IBGE tendo que devolver as taxas de inscrição para aqueles que haviam se inscrito no certame. Depois, o concurso passou a ser organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As provas, tanto para ACS/ACMs quanto para recenseadores, ocorreram no dia 10 de abril desse ano, com os resultados finais sendo divulgados no dia 20 de maio.

 

Todos os trabalhadores selecionados para trabalhar durante o Censo 2022 assinarão contratos temporários de trabalho. Espera-se que no caso dos recenseadores esses contrato durem cerca de três meses, período em que o censo estará sendo realizado. E que no caso dos Agentes Censitários Municipais (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS) dure cerca de cinco meses, já que, como dito antes, eles começarão a trabalhar antes que os recenseadores. Os resultados do Censo 2022 devem ser divulgados ainda esse ano.

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.