Belo Horizonte Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Seis exposições gratuitas que estão em cartaz em BH

Tava fazendo um tour pelo nosso site e vi que temos muitas exposições bem interessantes em cartaz em Belo Horizonte. Por isso, resolvi separar 6 aqui nesta publicação. TODAS GRATUITAS! 

 

 

IMPORTANTE! 

Lembrando que estamos em um momento muito delicado. Ainda vivemos em uma pandemia e os casos estão aumentando neste período. Sendo assim, ao sair de casa mantenha TODOS os cuidados possíveis (máscara, álcool em gel, evitar lugares cheios…) e, claro, a vacinação em dia! POR FAVOR! 

 

Então, vamos lá: 

 

Corpo Correnteza 1ª Mostra Individual do Artista Bicho Carranca

 

 

A exposição Corpo Correnteza  traz em sua poesia a simbiose do barranqueiro Danilo Nascimento com o rio São Francisco, mais especificamente em Pirapora, norte de Minas, cidade natal do artista. A mostra ocupará duas salas no Museu de Artes e Ofícios – através de fotografias – e está dividida em duas séries muito potentes: Vultos e Saltos. A série Vultos descreve como os corpos se desintegram em si e passam a se integrar ao rio, denotando leveza, desapego das formas e uma nova condição de existência dos corpos do rio. Já a série Saltos resgata, na imagem, a lembrança da infância nas correntezas do rio, um movimento genuíno da criança ribeirinha barranqueira e a alegria acompanhada da coragem.

 

Em cartaz até 28/08/2022

Onde:  SESI Museu de Artes e Ofícios (Rua Rui Barbosa, 600, Centro)
A visitação é feita por meio de retirada de ingressos.

 

 

Coleção Brasileira de Aberto e Priscila Freire – CCBB BH

 

Cristo no jardim das Oliveiras - Alberto da Veiga Guignard
Cristo no jardim das Oliveiras – Alberto da Veiga Guignard

 

 

Pela primeira vez, Priscila Freira expõe um recorte de sua coleção, com 108 peças do acervo pessoal da colecionadora e entusiasta da arte mineira e de seu marido. A coleção foi construída ao longo de muitos anos e, além do valor artístico, as obras também trazem histórias particulares, separadas em três núcleos: Arte Brasileira, Arte Mineira e Arte Popular, que estarão expostas em três salas no Andar Térreo do museu, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Em cartaz até 29/08/2022
Onde: CCBB – BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
A entrada é gratuita (verificar horários)

 

 

Brasilidade Pós Modernismo – CCBB BH

 

Voluta-e-Cercadura-2013-Adriana-Varejão-foto-Jaime-Acioli.jpg
Voluta-e-Cercadura-2013-Adriana-Varejão-foto-Jaime-Acioli.jpg

 

Celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e lançar luz aos traços, remanescências e conquistas que o movimento trouxe, no decorrer dos últimos 100 anos, às artes plásticas do Brasil e refletir, a partir da atualidade, sobre um processo de rever e reparar este contexto.  Este é o objetivo de Brasilidade Pós-Modernismo, mostra que já passou com sucesso por outras três capitais e fecha sua temporada, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte.

Organizada em seis núcleos temáticos: Liberdade; Futuro; Identidade; Natureza; Estética e Poesia, a mostra apresenta pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e novas mídias. Segundo Tereza de Arruda, curadora da Mostra, por meio deste conjunto plural de obras, “a Brasilidade se mostra diversificada e miscigenada, regional e cosmopolita, popular e erudita, folclórica e urbana”.

Em cartaz até 19/09/2022
Onde: CCBB – BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
A entrada é gratuita (verificar horários)

 

 

Exposição Inserções no Tempo Jean Belmonte – Minas II

 

 

A Galeria de Arte do Minas II recebe a mostra “Inserções no tempo”, de Jean Belmonte. Composta recortes de jornais e livros pintados com tinta spray e nanquim, colados sobre papel somando 33 obras em formatos diversos. Segundo o artista, o título da exposição é “observação de que somos partes do tempo. Estamos inseridos nele. Estamos vivendo, experienciando, modificando e sendo modificados pelo tempo”, explica Jean.

 

O principal objetivo da exposição é “aproximar o observador da obra através dessa experiência temporal, onde a forma, aliada ao movimento plástico da cor, ambas aplicando suas forças na impermanência da matéria, constroem novas vivências e interpretações”, diz Jean. O artista ressalta que os recortes e as pinturas nos jornais e nas folhas dos livros são como inserções no tempo e para afirmar que diferentes materiais podem ser utilizados na arte. “Utilizo objetos não usuais para mostrar que todos os tipos de materiais podem ser reutilizados e transformados em arte”, conta.

 

Em cartaz até 05/08/2022
Onde: Minas II (Av.: dos Bandeirantes, 2.323 – Serra)
A entrada é gratuita (verificar horários)

34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro Mas Eu Canto Programa de Mostrar Intinerantes

 

 

A Fundação Clóvis Salgado recebe a exposição itinerante da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto. A mostra ocupa todas as galerias do Palácio das Artes – Grande Galeria Alberto de Veiga Guignard, Galeria Genesco Murta, Galeria Arlinda Corrêa Lima, PQNA Galeria Pedro Moraleida e Espaço Mari’Stella Tristão. A exposição foi viabilizada através de parceria da Fundação Clóvis Salgado, por meio da APPA – Arte e Cultura, e a Fundação Bienal de São Paulo.

 

Para 2022, as mostras foram pensadas a partir de enunciados, que são eixos temáticos ou objetos que reúnem obras e artistas, estimulando o público a refletir sobre os assuntos apresentados. O recorte da mostra no Palácio das Artes é organizado a partir de três enunciados: O sino de Ouro Preto; Os retratos de Frederick Douglass; e A ronda da morte de Hélio Oiticica. As exposições contam com trabalhos dos seguintes artistas: Ana Adamovic, Andrea Fraser, Anna-Bella Papp, Arjan Martins, Clara Ianni, Daiara Tukano, Daniel de Paula, Eleonore Koch, Jaider Esbell, Lothar Baumgarten, Lydia Ourahmane, Neo Muyanga, Nina Beier, Noa Eshkol, Paulo Kapela, Regina Silveira, Sebastián Calfuqueo e Tony Cokes.

 

Em cartaz até 25/09/2022

Onde: Galerias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)
A entrada é gratuita (verificar horários)

 

 

Entre o Sono e a Vigília, Mostra de Ian Gavião – Casa Fiat de Cultura

 

 

Impermanência. Mutabilidade. Alternância. Movimentos fluídos. Esses e outros conceitos poderão ser apreciados na exposição “Entre o sono e a vigília”, de Ian Gavião, que fica  em cartaz até 14 de agosto, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. A mostra foi escolhida no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e apresenta um conjunto de 7 obras, entre esculturas e vídeos, formando uma instalação em que cada uma das peças conversa com as demais, em um ambiente difuso, misterioso e, por que não, mágico.

 

Com um fazer poético, tanto no processo de criação das obras, quanto no aspecto conceitual, Ian Gavião ultrapassa os limites de cada linguagem artística, materializando memórias e diferentes formatos narrativos. Fortemente inspirado pela literatura, é notável que esse conjunto de  trabalhos também apresenta marcante influência da arte povera – movimento italiano de vanguarda, surgido nos anos 60, propondo novas reflexões estéticas ao “empobrecer” as obras de arte –, Gavião apresenta esculturas criadas a partir de um material inusitado: parafina preta.

 

Em cartaz até 14/08/2022
Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)
A entrada é gratuita (verificar horários)

 

 

Carrollsday – Alices através do espelho

 

 

Desde o último dia 04 de julho estreou a  9ª Edição do “Carrollsday – Alices através do espelho”, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. O evento reúne livros, instalações  e ilustrações de artistas de várias partes do mundo para comemorar os 150 anos do clássico “Através do espelho e o que Alice encontrou lá”, escrito pelo romancista britânico Lewis Carroll.

As artistas visuais e designers Bia Mom e Adriana Peliano, organizadoras do projeto, informam que é a primeira vez que o “Carrollsday” ocupa uma biblioteca. Outra novidade: a mostra não vai durar apenas um dia, como ocorria antes, e poderá ser conferida até 29 de julho. O público vai conhecer o Alicescópio de Alicinagens, além de dois tabuleiros de xadrez reunindo imagens de 42 ilustradores de várias nacionalidades, criação de  Adriana Peliano. Ilustrações mostram a personagem Alice atravessando o famoso espelho, destacando a multiplicidade de olhares despertada pela obra de Lewis Carroll. Peliano exibe também 24 edições especiais do livro que pertencem à sua coleção.

Em cartaz até 29/07/2022
Onde: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 – Funcionários)
A entrada é gratuita (verificar horários)

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.