Cinema Culturaliza Diversão

15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

A 15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que acontece de 28 de setembro a 3 de outubro, anuncia a seleção de 20 filmes produzidos na Grande-BH para integrar a programação da mostra temática “A Cidade em Movimento” e serão exibidos em cinco sessões definidas por alguns recortes e acompanhadas de bate-papos com os realizadores, realizadoras e convidadas.

 

Para 2021, a temática proposta pela curadora Paula Kimo é a “Cidade (em) comum”. O recorte traz como perspectiva a ideia do comum no cinema e convoca as relações entre filme, processo e cidade na construção de um sentido de comunidade.

Em relação à temática, “Cidade (em) comum” foi pensada a partir de alguns questionamentos, a serem levados para reflexão durante a CineBH: é possível pensar uma comunidade de imagens que dialoga com as práticas e fazeres coletivos que movem a cidade? Como os gestos de produção coletiva e compartilhada se inscrevem nos filmes que a cidade produz, não apenas do ponto de vista temático, mas também na forma, na narrativa e nos processos de criação e distribuição dos filmes?

 

Para a curadora Paula Kimo, a pandemia abalou a relação “imagem/cidade em movimento”. “A mostra do ano passado recebeu muitos ‘filmes de janela’, ou feitos nas frestas das janelas, como costumo dizer. Diante dessa mudança de cenário político que venho observando ao longo dos anos, a mostra também vem mudando”. Em 2021, o que Paula percebeu foi uma diminuição de títulos diretamente relacionados à política. “As ruas se esvaziaram, os movimentos voltaram para cuidar das suas bases frágeis e as câmeras se voltaram para outros lugares, ou foram guardadas no armário, mesmo porque produtor independente precisa sobreviver, e não é o cinema que coloca comida na mesa”, pondera a curadora.

 

 

Filme Cidade Analógica – Mostra A Cidade em Movimento
Crédito- Universo Produção-Divulgação

 

Em 2021, A Cidade em Movimento busca olhar para a cidade compartilhada entre os sujeitos e as coletividades que produzem a experiência cinematográfica, onde filmar não é o ato primeiro (aquele de produzir um filme), mas “um ato com”, um gesto comum, e onde as imagens surgem no mundo não apenas para torná-lo visível, mas também para constituí-lo e transformá-lo.

Mostra A Cidade em Movimento foi criada em 2016 numa ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade de Belo Horizonte e sua Região Metropolitana, e que são expressos em manifestações culturais, audiovisuais e educacionais. O objetivo da mostra A Cidade em Movimento é destacar produções e coletivos que atuam política e artisticamente no espaço urbano, tomando para si a câmera para tornar visíveis lutas, atritos e subjetividades de cidades que vibram, resistem e se organizam, mesmo diante das adversidades que assolam os nossos dias.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cinebh.com.br / www.brasilcinemundi.com.br

No Instagram:@universoproducao No Youtube:Universo Produção No Twitter:@universoprod

No Facebook:brasilcinemundi/cinebh /universoproducaoNo LinkedIn:universo-produção

SERVIÇO

15a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

BRASIL CINEMUNDI – 12th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

28 de setembro a 03 de outubro de 2021

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.