Colunas Crítica Musical Culturaliza Destaque

Crítica Musical: Pearl Jam X Nirvana | QUAL É O MELHOR DISCO?

 

Coluna: ‘Crítica Musical’
Jornalista | Colunista & Editor:
Felipe de Jesus
Siga: @felipe_jesusjornalista
Se inscreva no canal

 

O quadro “QUAL É O MELHOR DISCO?” faz parte do canal “Crítica Musical” trazendo a história de dois álbuns lançados na mesma época (ano). Nesse primeiro vídeo falamos do “Pearl Jam” com o disco “TEN” lançado no ano de 1991 e do “Nirvana”, com seu disco “Nevermind”, também lançado no ano de 1991. E para você, “QUAL É O MELHOR DISCO?”.

 

– NIRVANA –

 

– Há 30 anos o Nirvana iniciava as gravações do seu segundo álbum intitulado por Nevermind, que foi produzido no Sound City Studios em Los Angeles, na Califórnia (estudio que já passsaram Fleetwood Mac e Johnny Cash). No entanto, o disco só foi lançado no dia 24 de setembro daquele ano e, como sabemos, redefiniu a história do rock a partir dos anos de 1990.

 

– Com um orçamento baixo de 65 mil dólares para a época, eles alcançaram o inimaginável, já que o disco vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo desde o seu lançamento. Fora que ainda é um trabalho que aborda com maestria temas contemporâneos sobre angustias e regras sociais.

 

– Fora isso, Nervemind marca de vez a entrada de Dave Grohl como baterista, que hoje é líder dos Foo Fighters. Na verdade, ele entrou 1 ano depois do disco Bleach 1989 ter sido lançado, mas entrou com tudo, já que Butch Vig, produtor de Nevermind revelou que ficou impressionado com o Dave na faixa ‘Smells Like Teen Spirit’. Nevermind é tão bom, que é quase uma coletânea.

 

FAIXAS:

 

01. Smells Like Teen Spirit
02. In Bloom
03. Come As You Are
04. Breed
05. Lithium
06. Polly
07. Territorial Pissings
08. Drain You
09. Lounge Act
10. Stay Away
11. On A Plain
12. Something In The Way

 

– PEARL JAM –

 

– Há também 30 anos, o Pearl Jam explodia para o mundo com o seu icônico TEN, disco de estreia. Na verdade, o primeiro disco do grupo se confunde com sua própria história, quando o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament se depararam com a a morte por overdose de Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone, que ambos integravam. Antes do Pearl Jam, surgir Stone Gossard e o baixista Jeff Ament receberam várias fitas demos e entre elas, de um tal Eddie Vedder, de San Diego que escreveu algumas letras para as canções. Admirados com o que ouviram convidaram ele para um projeto do grupo Temple Of The Dog em 1990 com Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, fazendo um tributo a Andrew Wood que foi do Mother Love Bone.

 

– Em seguida Eddie compôs 11 musicas em apenas uma semana e assim o grupo se reuniu no London Bridge Studio para gravação ao lado do produtor Rick Parashar.

 

– Mesmo com o sucesso que conhecemos, “Ten” chegou as lojas em agosto de 1991 e foi um daqueles álbuns que não estouraram de cara, mas foram vendidos paulatinamente a medida que o grupo excursionava e se tornava conhecido, sendo o oitavo álbum mais vendido nos EUA em 1993, dois anos após seu lançamento! No total, foram mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

 

FAIXAS:

 

01. Once
02. Even Flow
03. Alive
04. Why Go
05.Black
06.Jeremy
07. Oceans
08. Porch
09. Garden
10. Deep
11. Release

 

Esse foi o “QUAL É O MELHOR DISCO?” que trouxe Nirvana e Pearl Jam com seus dois clássicos do ano de 1991. Me responde ai, qual disco você acha melhor? Na semana que vem voltamos com mais uma novidade.

 

Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista e fique por dentro das novidades.

 

■ Ficha Técnica:

 

– Crítica Musical – QUADRO: “QUAL É O MELHOR DISCO?” – (Roteiro e Vídeo):
– Apresentação e Edição:
– Felipe de Jesus

 

■ Imagens no vídeo | Crédito: Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden, Garbage, Foo Fighters

 

– ®Todos os Direitos Reservados
– Felipe de Jesus | Crítica Musical.

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)