Culturaliza

Yara Tupynamba recebe público na reabertura da exposição no CCBB

Um bom programa para essa fase de reabertura dos teatros e galerias em Belo Horizonte é a exposição “Yara Tupynambá – 70 anos de carreira”. Com visitações suspensas desde a inauguração, em março, a mostra volta ao formato presencial e será estendida até 30 de agosto, seguindo os protocolos de segurança. São 74 obras de diferentes fases da carreira da maior muralista brasileira, que trazem temática voltada para o meio ambiente. Uma novidade é que a artista pretende estar com o público, aos domingos, para dividir sobre os bastidores de sua criação. A exposição fica aberta à visitação de quarta a segunda, das 10h às 22h. Será possível encontrar-se com a pintora aos domingos, entre 16h e 20h. No 1º andar da exposição podem circular 28 pessoas, por vez, e no 2º, até 8 visitantes. Para acesso ao prédio do CCBB BH é necessária retirada prévia de ingresso online no site bb.com.br/cultura ou pelo Eventim (site ou app), e apresentação na entrada, por meio do QR Code no celular. Quem preferir ficar no conforto de casa, pode apreciar as obras da artista via tour virtual www.yaratupynamba.org.brEste projeto tem o patrocínio do Banco do Brasil.

 

Com telas que ultrapassam 1 metro de altura, a mostra conta com quadros e gravuras de alguns dos mais importantes painéis da trajetória de Yara, além de uma série inédita sobre o Parque Municipal e os jardins da casa da artista. “O digital possibilita o acesso, mas não é a mesma coisa de você ver um grande painel de perto. É um trabalho longo para conclusão de uma obra dessas e o computador não pega as sutilezas de cor. No contato ao vivo com a obra de artes plásticas, o impacto é muito maior”, afirma a artista.

 

INHOTIM-FOTOGRAFIA-ANDRÉ-SENNA.jpg

INHOTIM-FOTOGRAFIA-ANDRÉ-SENNA.jpg

 

As imersões artísticas de Yara, inspiradas nos parques de BH, completam o ciclo da natureza iniciado quando a artista tinha 17 anos e recebeu as icônicas aulas do mestre Guignard. Dessa época vêm os primeiros registros do Parque Municipal, ao qual Yara retorna agora, 60 anos depois, para oferecer novos olhares e reavivar sua íntima relação com a natureza. “A arte é um documento de seu tempo. Ela tem uma função social. Faço o que faço pois estou em 2021. Em 1960 fiz outras coisas. Cada época focalizei um período da minha história e do meu povo. Quando falo do gado, falo do meu povo. Quem não vê um documento em Guignard?”. E, acrescenta: “sou uma ecologista, meu trabalho está voltado para a natureza, mais do que muita gente de gabinete” (risos).

 

 Serviço:

Exposição “Yara Tupynambá – 70 Anos de Carreira”

Até 30 de agosto | 2021

Quarta a segunda – 10h às 22h

Tour virtual – livre acesso pelo site www.yaratupynamba.org.br

Visitas presenciais no CCBB BH – mediante retirada de ingresso gratuito no bb.com.br/cultura ou pelo Eventim (site ou app) e agendamento de visita.

Obs.: No 1º andar da exposição podem circular 28 pessoas, por vez, e no 2º, até 8 visitantes

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.