Belo Horizonte Cinema Culturaliza Em casa Gratuito ou a baixo custo

Gruta Online: ‘Agenda Trevosa’ da Wanira Vampira mistura cinema de terror, artes, diversidade e descontração

Antes da pandemia, funcionava na Gruta, às segundas-feiras, o chamado “Boteco da Wanira”. A casa ficava aberta a meia-porta, para poucas pessoas, com música baixa, truco, videokê e clima intimista. No “Velho Normal”, era o dia dos produtores, artistas e demais trabalhadores da cultura tirarem folga, e o icônico espaço de BH servia como ponto de encontro. Wanira Vampira – alter ego de Wagner Alves, artista cênico, performer e um dos gestores da Gruta – mediava as conversas com seu jeito despachado. Os papos eram os mais variados possíveis, mas sempre esbarravam nos filmes de terror – uma das paixões de Wanira, “gótica e nerd” desde a adolescência.

 

Wanira-Vampira-2-Foto-Matheus-Silva-scaled.jpg

 

O gênero sangrento do cinema foi o gancho escolhido para transpor o “Boteco da Wanira” para o formato online. Aliás, para servir como linha-guia de uma proposta possível ao mundo virtual – afinal, impossível emular os afetos que apenas o encontro e a troca física possibilitam. A proposta em questão é a “Agenda Trevosa” da Wanira Vampira, série de lives lideradas pela artista que acontecem entre junho e agosto, no Zoom e no YouTube. Serão duas por mês: na primeira, Wanira apresenta um subgênero do terror; na segunda, recebe um convidado para conversar sobre o assunto. Os links estão no Linktree, na bio do Instagram da Gruta.

 

Na última segunda, dia 7 de junho, o tema foi “Aliens: O Mistério está lá fora”, abordando a vida extraterrestre, sem dúvidas uma das temáticas mais obscuras que rondam o imaginário humano. No próximo dia 21 de junho, às 22h30, na edição “Alô, Varginha” Wanira recebe a artista cênica Tamira Mantovani para falar sobre casos considerados reais de contatos imediatos e abduções alienígenas. “Os convidados são amigos meus que, não necessariamente, são fãs de terror, mas que curtem temas relacionados. É o caso da Tamira, que sabe de um tudo sobre casos ufológicos, por exemplo”, afirma Wanira, formada em interpretação teatral pela UFOP e ex-integrante do grupo Obscena Agrupamento.

 

“Agenda Trevosa” da Wanira Vampira | Junho a Agosto

Junho

07/06 – Segunda-feira, às 21h – “Aliens: O Mistério está lá fora”

21/06 – Segunda-feira, às 22h30 – “Alô, Varginha”, com Tamira Mantovani

 


Julho

05/07 – Segunda-feira, às 21h – “Desnecessáurios”

19/07 – Segunda-feira, às 21h – “Mídias Atormentadas”, com Felipe Fera

 

 

Agosto

09/08 – Segunda-feira, às 21h – “Monstrofilme”

23/08 – Segunda-feira, às 22h30 – “Pescoço Saliente”, com Nina Caetano

Onde: Zoom e YouTube | Links das atrações no Linktree
Programação gratuita | Mais informações. Instagram

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.