Culturaliza Em casa Exposições

CCBB Educativo oferece visita mediada virtual à exposição “Egito: do cotidiano à eternidade”

O Egito Antigo desperta fascínio único nas pessoas e o motivo disso é visto em cada galeria da exposição “Egito: do cotidiano à eternidade”. O projeto Com a Palavra, do CCBB Educativo, traz a oportunidade de conhecer a mostra virtualmente, em uma visita mediada pelo filósofo Wanderson Flor do Nascimento, sob a ótica do pensamento egípcio entre morte e natureza.  O conteúdo é gratuito, acessível em Libras, e está disponível desde o último dia 30 de março, às 10h, no site do CCBB Educativo.

 

Egito Antigo, ou Kemet, em uma das línguas faladas na antiguidade, é berço de muitas das experiências de pensamento caras ao mundo atual, como as ciências e uma reflexão sofisticada que hoje é chamada por filosofia. Essas experiências do pensar tematizaram diversas camadas do vivido e a própria relação com o sentido da vida.

 

Na visita mediada, será abordado um dos tópicos do pensamento do antigo Egito, desde algumas das peças da exposição que trazem a relação dos egípcios da antiguidade com a morte e aquilo que chamamos de natureza.

 

 O “Com a Palavra” consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

 

Wanderson Flor do Nascimento é filósofo e professor de filosofias africanas na Universidade de Brasília, onde pesquisa questões vinculadas com o conhecimento, a política e a subjetividade. Autor do livro “Entre apostas e heranças: Contornos africanos e afro-brasileiros na Educação e no Ensino de Filosofia no Brasil”.

 

Em cartaz no CCBB Brasília, a exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” reúne 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, entre amuletos, esculturas, pinturas, objetos cotidianos e litúrgicos, além de fragmentos de cerâmica utilizados para escrever mensagens, um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

 

Abaixo mais informações de como acessar o passeio:

Programa CCBB Educativo – Com a Palavra

“Egito: do cotidiano à eternidade ” – com Wanderson Flor do Nascimento

Terça-feira, 30 de março, a partir das 10h

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Acessível em Libras

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.