Culturaliza Em casa

Pigmalião estreia nova obra “Brasil: Versão brasileira”

Brasil: Versão Brasileira, do grupo Pigmalião Escultura que Mexe chega às telas brasileiras no próximo dia 4 de março, quinta-feira. Com quatro exibições gratuitas, a obra se apresenta como um documentário fantástico que registra os delírios de um diretor marionete ao tentar criar uma obra que retrate o Brasil. No processo, ele se debruça sobre a observação de clichês atribuídos ao país que, por vezes, se tornam realidade, e sofre com a inversão de suas expectativas diante do projeto, desencadeada por um motim dos atores/manipuladores, registrado pela dramaturga Marina Viana. A conclusão: tentar elaborar qualquer definição de Brasil é como uma serpente que devora a própria cauda.

 

Estreada como “Brésil” em Reims, na França, a obra foi reestruturada para a sua “Versão brasileira”, porém nos dois casos o grupo precisou se recolher para uma autoanálise, onde foram discutidas as relações internas e externas, bem como o papel que pode ter uma trupe de teatro de bonecos dentro da sociedade, tentando entender como também usufruem das mazelas que criticam. Numa inversão total das expectativas iniciais do processo, o diretor do grupo Eduardo Felix, que havia proposto o tema, acabou se tornando uma marionete, personagem central da trama, colocando em xeque suas próprias convicções e a visão que ele tem de si mesmo e do país a partir dos julgamentos dos outros integrantes do grupo.

 

“Brasil: Versão Brasileira” faz temporada online de 4 a 7 de março, às 20h. A obra ficará disponível pelo YouTube do grupo durante o período de exibição. O espetáculo é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.

 

Criado em 2007, o grupo sempre procurou desenvolver espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos. Na construção contínua de sua identidade, o Pigmalião busca o reconhecimento do teatro de bonecos na produção artística contemporânea.

 

 

SERVIÇO

Brasil: Versão Brasileira

Grupo Pigmalião EScultura que Mexe

4 a 7 de março

20h

Confira gratuitamente pelo canal do Grupo no Youtube

https://www.youtube.com/channel/UC5UqpUw_WZJoCUAq2Z252nA

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br