Destaque Exposições

Saiba quais os espaços culturais de BH e do interior que voltam a abrir já na próxima semana

Aos poucos tudo vai voltando ao normal e isso começa a ser realidade no setor cultural do estado, já que as cidades estão começando a entrar nas ondas amarelas e verde do Plano Minas Consciente. Sendo assim, os museus, galerias, salas de espetáculos e teatros que são geridos pela Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a ela vinculados já começam a reabrir as portar a partir do dia 3 de novembro

Para que isso aconteça, um rígido protocolo de segurança será respeitado, afinal o vírus ainda está entre nós. Por isso, as regras serão adaptadas para cada espaço. 

Quais espaços serão reabertos? 

Museu Mineiro, Centro de Arte Popular, Museu dos Militares Mineiros, Palácio das Artes e CâmeraSete

Os equipamentos sob gestão de parceiros, como alguns espaços do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, por exemplo, têm autonomia sobre o retorno do atendimento presencial e isso está sendo avaliado caso a caso. 

O CCBB BH, por exemplo, que faz parte do Circuito, também anunciou a sua reabertura para o dia 04/11, porém sua exposição inédita “Ivan Serpa: A expressão do concreto” só estará disponível a partir do dia 11/11. 

Já no interior, a Casa Alphonsus de Guimaraens (em Mariana), a Casa Guignard (em Ouro Preto) e a Casa Guimarães Rosa (em Cordisburgo) terão suas portar abertas novamente também! 

A Biblioteca Estadual e o Arquivo Público Mineiro ainda não estão autorizados a reabrir por parte de decreto municipal.

Como será o funcionamento? 

Os espaços da Secult abrirão com 50% de sua capacidade e irão estabelecer a ocupação das áreas com distanciamento de 2 metros entre as pessoas. Além disso, haverá uma avaliação a cada 21 dias para ampliação do limite de participantes das atividades.

Esses protocolos estabelecidos possuem especificidades dependendo do tipo de local, assim, para a ocupação em teatros e espaços de espetáculos haverá marcação de assentos; já para museus haverá limitação de um visitante a cada 5m², agendamento prévio, além da habitual obrigatoriedade do uso de máscara e da utilização de álcool em gel.

Como forma de alcançar um público mais amplo, as atividades e ações virtuais devem continuar nestes espaços, ou seja, haverá uma programação híbrida, parte presencial, parte on-line.

Para garantir um público mais amplo, as atividades e ações virtuais devem continuar nestes espaços e haverá uma programação híbrida, parte presencial, parte on-line.

Estamos comemorando a volta das exposições, espetáculos e museus do Sistema Estadual de Cultura. Essa reabertura tem sido bastante aguardada pelo público e por toda equipe. Importante ressaltar que tudo está sendo conduzido com segurança e respeito aos protocolos do Minas Consciente para que o público possa vivenciar novas e inesquecíveis experiências culturais com total segurança.

aponta Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

 

Lançamento no Palácio das Artes

O espaço da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que é vinculado à Secult, já retorna com um lançamento em sua Grande Galeria Alberto de Veiga Guignard que recebe obras dos cinco artistas contemplados com o Prêmio Industria Nacional Marcantonio Vilaça.

A exposição faz parta da 7ª edição da maior premiação das artes visuais do Brasil, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A seleção de obras à disposição do público contará ainda com trabalhos da artista Anna Bella Geiger, grande expoente da primeira geração de artistas conceituais latino-americanos e uma das artistas mais importantes do Brasil no século 20, que é homenageada nesta edição do Prêmio.

 

Cuidados

A galeria contará com sinalização nas áreas externas e internas para garantir distanciamento mínimo de 2 metros entre qualquer pessoa dentro do estabelecimento. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório.

Todos os ambientes do Palácio das Artes serão higienizados diariamente antes da abertura ao público e serão disponibilizados tapetes para a limpeza de sapatos, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos. A entrada de sacolas, mochilas e afins não será permitida para diminuir a contaminação dos espaços.

Serão permitidos até 12 visitantes por vez na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, que deverão seguir recomendações como evitar conversar, manusear o telefone celular, ou tocar no rosto durante a permanência no interior do centro cultural; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; higienizar as mãos ao entrar e sair do espaço; seguir sempre as instruções dos funcionários e não frequentar a galeria caso apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe.

Durante a primeira fase de retomada, a visitação de escolas e atividades educativas serão suspensas e só retornarão quando houver sinalização de estabilização da pandemia pelo Estado de Minas Gerais.

 

Foto em destaque: Izabel Chumbinho 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.