Culturaliza Em casa Entrevistas Eventos Gratuito ou a baixo custo Live

Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau apresentam webinário “Conversas sobre Perguntas

Entre os dias 14 de julho e 18 de agosto, acontece o webinário “Conversas sobre perguntas”, sempre às terças-feiras, no horário das 17h, os encontros serão apresentados pela jornalista, escritora e documentarista Daniella Zupo. O evento é criado, promovido e financiado com curadoria colaborativa pelos espaços culturais: Casa Fiat de CulturaCentro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Toda a programação é gratuita e transmitida pelos canais oficiais do Youtube dos espaços culturais.

Para cada terça-feira um convidado diferente que falará de temas como: “As potências do afeto”, “As faces do futuro: mudanças socioculturais, criatividade e inovação”, “Outras economias – Inteligência artificial, modelos e futuro do trabalho”, “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia” e “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”.

A lista de convidados para o webinário “Conversas sobre perguntas” é composta pelo  líder indígena Ailton Krenak, pela futurista Lala Deheinzelin, pelo economista e professor Eduardo Albuquerque e da administradora e professora Grazi Mendes, pelo psicanalista Christian Dunker, pela  escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Júlia Rebouças.

 

Confira a programação:

 

Dia 14 de julho, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube Casa Fiat de Cultura

 Conversas sobre perguntas com o líder indígena AILTON KRENAK

 “As potências do afeto”

A possibilidade de mudança, na opinião do escritor, líder indígena e pensador Ailton Krenak, está no “campo de desejo” baseado na cooperação. Projetar o futuro significa abandonar as armas e acreditar que os afetos são a munição mais potente. O modo de estar no mundo é resultado de conhecimento, e não de algo místico. Por isso, os seres humanos precisam saber de si, além de se voltar ao essencial:  sua casa – a Terra –, as questões do indivíduo e o bem comum. Eis a mensagem de alerta à humanidade, para que ela se aproxime da natureza, e, então, crie um mundo viável para as próximas gerações. As crianças se revelam muito importantes, por terem a capacidade de influenciar o mundo e de tomar decisões.

 

Dia 21 de julho, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube MM Gerdau

 Conversas sobre perguntas com a futurista LALA DEHEINZELIN

“As faces do futuro: mudanças socioculturais, criatividade e inovação”

Considerada uma das cem mulheres do mundo a pensar “a nova sociedade”, a futurista Lala Deheinzelin discute as adaptações necessárias à vida nas próximas décadas. Desde 2008, o movimento criado por ela dissemina milhares de futuros desejáveis em quatro continentes, por meio de palestras, oficinas e experimentos criativos. Outra questão a ser debatida em sua participação no webinário diz respeito ao papel dos artistas – e de toda a área cultural – como essencial às mudanças a serem construídas a partir de agora. A seu ver, afinal, o artista é o “designer do mundo”.

 

Dia 28 de julho, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube MM Gerdau

 Conversas sobre perguntas com os professores EDUARDO ALBUQUERQUE e GRAZI MENDES

“Outras economias – Inteligência artificial, modelos e futuro do trabalho”

Eduardo Albuquerque, economista e professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Grazi Mendes, professora em programas de desenvolvimento de lideranças e Head of People na ThoughtWorks Brasil, abordam os efeitos das revoluções tecnológicas sobre a economia global e o cotidiano dos trabalhadores. Além disso, discutem a inteligência artificial como tecnologia emergente, que impulsiona o reposicionamento e o futuro do trabalho e o comportamento das relações no ambiente profissional.

Dia 4 de agosto, terça-feira, às 17h – Transmissão Youtube Memorial Minas Gerais Vale

 Conversas sobre perguntas com o psicanalista CHRISTIAN DUNKER

 “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia”

Psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker comenta alguns dos principais dilemas e possibilidades do indivíduo em meio à reconstrução das formas de convívio. Em seu recente e-bookA arte da quarentena para principiantes (Boitempo), Dunker menciona que o Brasil é um dos últimos países no ranking de percepção da própria realidade. Para enfrentar tal problema, o pensador chama atenção para a importância de se investir em educação política, com ênfase nas humanidades.

 

Dia 11 de agosto, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube Memorial Minas Gerais Vale

Conversas sobre perguntas com a escritora CONCEIÇÃO EVARISTO e a crítica de arte JÚLIA REBOUÇAS

 “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”

Escritora e ensaísta, Conceição Evaristo aborda a linguagem poética e outros modos de interpretar e dizer o tempo, os seres e as relações. Já a crítica de arte Júlia Rebouças analisa a relevância de novas proposições, visões sociais e construções coletivas para a cultura contemporânea. Discute, ainda, o papel das instituições culturais nos novos cenários.

 

Dia 18 de agosto, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube Casa Fiat de Cultura

Palestrante a confirmar em breve!

 

 

Webinário “Conversas sobre Perguntas”

De 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feirasàs 17h, no YouTube dos espaços culturais

Idealização: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Toda a programação é gratuita

 

Mais informações: nas redes sociais dos quatro espaços culturais

 

Deixe o seu comentário

Maristela Chaves
Fragmentos de uma capricorniana influenciada pela música pop, que ama aprender coisas novas, que canta para distrair a mente e com síndrome de escritora nas horas vagas.