Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Culturaliza

A invasão de treinadores portugueses no Brasileirão

Qualquer um, em qualquer lugar do mundo que seja apaixonado pelo futebol sabe bem que o Brasil possui uma forte conexão com este esporte. A ligação é tão forte e profunda que podemos dizer que já faz parte e está enraizado na cultura brasileira, nas ruas brasileiras não é difícil encontrar crianças jogando futebol com bolas e gols improvisados, é realmente uma paixão que se transfere de geração em geração.

 

Essa paixão se refletiu por muitos anos na seleção brasileira, que coleciona cinco títulos mundiais, vários títulos continentais sul-americanos e forneceu ao mundo muitos dos melhores esportistas da história. Toda esta história fez com que o futebol brasileiro sempre fosse a referência para outros continentes, não só no estilo de jogo, mas também nos jogadores e até os treinadores.

 

Por muitos anos o Brasil exportou treinadores brasileiros que foram descobertos aqui para outros campeonatos estrangeiros, como a Champions League e a Premier League. Porém, no Brasileirão que é o principal campeonato nacional, o que temos visto é uma grande demanda e interesse dos grandes times por treinadores vindos de nosso país irmão, Portugal.

 

Vários dos grandes times em busca da veja a página e do tão sonhado título deste campeonato nacional, estão com treinadores portugueses em seu comando. Vamos entender melhor neste artigo o porquê deste movimento e como isso está afetando o campeonato brasileiro.

Como este movimento se iniciou?

O campeonato brasileiro já foi palco para muitos treinadores de outros países que protagonizaram uma boa performance nos maiores times nacionais, com os portugueses não foi diferente. Porém, mesmo com muitos lusitanos tendo uma passagem equilibrada e com grande qualidade, um deles se destacou de forma impressionante em 2019.

 

Este treinador foi Jorge Jesus, um treinador que possuía um bom histórico em vários dos grandes times portugueses foi contratado pelo time mais popular do Brasil em 2019, o Flamengo. No comando do rubro-negro, o treinador conhecido como “Mister” construiu um time que ficou para a história do clube pela qualidade em campo e pelo futebol bonito praticado, somente no período de 2019 a 2022, o treinador venceu a Libertadores, Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca.

 

Desde então se iniciou um movimento dos times a procura de outros grandes nomes lusitanos, já que o incrível nível técnico de Jorge Jesus deixou claro que os treinadores portugueses estariam mais bem preparados para liderar grandes equipes, o que acabou iniciando uma série de contratações, umas muito importantes e outras nem tanto.

 

O Palmeiras contratou o português Abel Ferreira que também apresentou uma equipe muito bem-organizada e superior ao seu treinador anterior. Desde 2020 o Palmeiras conquistou a Libertadores por dois anos seguidos e também a Copa do Brasil.

Qual é o impacto deste movimento no campeonato brasileiro?

Podemos dizer que o campeonato brasileiro passou por grandes mudanças desde a ascensão de grandes treinadores portugueses como Jorge Jesus. Muitos especialistas avaliam que esta competição nacional estava seguindo uma linha previsível onde os maiores times seguiam equalizados em nível técnico e o campeonato de pontos corridos possuía uma competitividade acirrada, porém controlada.

 

O time do Flamengo montado por Jorge Jesus em 2019 alterou estes padrões e criou uma necessidade de melhora da qualidade técnica dos times que precisavam alcançar o nível do Clube de Regatas que estava ligeiramente acima e apresentando um futebol bonito e mais fluído.

 

Não demorou muito para que os times voltassem mais fortes e bem-preparados, este foi o caso de grandes times como o próprio Palmeiras que venceu a libertadores em 2020, e em 2021 venceu novamente sobre o Flamengo. Outro grande time a subir de nível foi o Atlético Mineiro que foi campeão brasileiro.

 

Além disso, o Flamengo voltou a contratar um técnico lusitano em 2022, Paulo Sousa que vem fazendo um bom trabalho com o time. Também, o botafogo contratando Vítor Pereira e o Botafogo contratando Luís Castro para um plano bem ambicioso no clube. 

 

O campeonato brasileiro ainda promete ter um nível mais alto de qualidade e, grande parte da responsabilidade por isso são os técnicos lusitanos.

Concluindo

O maior campeonato nacional é o sonho para todos os times brasileiros, os treinadores portugueses se mostraram como uma opção muito atrativa em qualidade técnica para elevar o nível dos times brasileiros e por isso se tornaram um objeto de desejo dos dirigentes de clubes.

 

Uma coisa é certa: O ano de 2022 será um ano de alta qualidade neste campeonato e vários dos times liderados por treinadores lusitanos estarão entre os melhores.

Deixe o seu comentário