Culturaliza

Pneus de bicicleta: conheça os principais tipos

Para ter uma performance de alto nível no pedal, é essencial conhecer quais são os modelos de pneus que existem, como funcionam, quais são as suas características, entre outras questões.

O mercado contém diversos modelos. É possível encontrar opções de vários tamanhos, tonalidades, marcas e materiais. Neste artigo, vamos abordar os principais detalhes de cada um.

Após a leitura deste conteúdo, você estará preparado para escolher a opção que combine melhor com o seu perfil e objetivos.

Slick

A primeira alternativa da nossa lista é mais lisa. A performance dela é melhor no asfalto.

O Slick é um tipo de pneu recomendado para aquelas pessoas que gostam de pedalar em cidades e ciclovias de asfalto.

Uma das principais vantagens desse modelo é que ele permite pedalar em uma velocidade mais alta. Isso ocorre porque ele contém pouca quantidade de relevo e desenhos em sua superfície. No entanto, pelo fato de serem lisos, o material contém aderência mais baixa.

Outro ponto positivo desse modelo é  a presença de certos sulcos na superfície do pneu. Eles ajudam na vazão de água, impedindo escorregamentos quando há muita chuva.

Semi Slick

Este modelo de pneu é recomendado não só para asfalto, mas também para trilhas de terra seca batida.

Para trazer uma performance melhor em dias de chuva, os pneus são largos e grossos. Dessa forma, o ciclista consegue ter um controle mais eficiente diante dessas situações, uma vez que o piso molhado reduz a aderência.

Muita gente não sabe, mas os pneus mais largos ajudam a dar mais firmeza em relação às irregularidades do solo, reduzindo as chances do ciclista escorregar ou cair quando ele se depara com algum imprevisto no meio do percurso.

Cross-country ou XC

Se você gosta de trilhas com obstáculos e longos percursos, esse modelo é mais indicado para o seu perfil. Ele também é recomendado para as seguintes situações.

  • Montanhas;
  • Trilhas;

Esse modelo de pneu é o ideal porque contém cravos mais altos e próximos. Assim, garantem mais aderências em solos que são bastante irregulares.

Mud

O ciclista que gosta de se aventurar em trilhas molhadas com barro precisa conhecer o pneu Mud. Ele é o mais indicado porque contém cravos altos com mais espaços entre si.

É fundamental deixar claro que o espaçamento entre os cravos é um dos elementos essenciais desse pneu.

Um bom modelo é aquele que tem uma distância considerável entre os cravos. Isso é importante porque evitará o acúmulo de lama.

Downhill

Veja abaixo as características desse tipo de pneu.

  • Recomendados para Downhill;
  • Maiores medidas e rigidez;
  • É mais comum modelo de aro 26;
  • Mais resistência;
  • Diâmetro interno de pneu com cerca de 66cm;
  • Largura que pode sofrer variações entre: 2.1 e 2.7 polegadas.

Para evitar problemas, recomendamos redobrar a atenção na escolha dos pneus. Alguns quadros não tem capacidade para aguentar tamanhos superiores e o modelo pode raspar no quadro.

Uma dica interessante é conhecer a medida correspondente e adequada para a bike e garfo de supensão.

Para otimizar o seu desempenho no pedal, você deve ter um contato mais próximo com conteúdos de qualidade sobre a área. Assim, será mais fácil tomar decisões em relação a equipamentos, percursos, entre outros detalhes. Dê preferência para portais que são referências no conteúdo, como o Treep Bike.

Agora que você já sabe de pneus de bicicleta, conheça os principais tipos, siga-nos nas redes sociais para descobrir outros detalhes importantes sobre o mundo do pedal.

Deixe o seu comentário