Literatura

Entretenimento: alguns dos personagens populares da literatura ficcional britânica

Com mais de 1500 anos de história, a literatura britânica é uma das mais reconhecidas no mundo inteiro. Não por acaso, a literatura contemporânea foi influenciada pelo legado da cultura literária britânica em escala global, especialmente pelas três grandes épocas: a Era Romântica, a Era Vitoriana e a literatura inglesa do século XX.

Por conseguinte, a literatura ficcional britânica é a grande responsável por criar alguns dos personagens mais populares do entretenimento contemporâneo, adorados por várias gerações em cada canto do planeta: James Bond, Harry Potter e Sherlock Holmes.

James Bond

Em 1953, o romance “Casino Royale”, do escritor e jornalista inglês Ian Fleming (1908-1964), introduziu um dos personagens literários mais queridos de todos os tempos: James Bond. Mas foi através dos cinemas que o espião britânico ganhou projeção global, quando o brilhante ator escocês Sean Connery (1930-2020) interpretou Bond pela primeira vez em “007 contra o Satânico Dr. No” (1962).

Desde então, foram dezenas produções da série 007 nos cinemas. O penúltimo longa-metragem da franquia, “007 Contra Spectre” (2018), marcou a simbólica 25ª produção com James Bond nas telonas.

Já o recente “007: Sem Tempo para Morrer” (2021), que definiu a despedida de Daniel Craig na pele de James Bond, foi um dos filmes de maior bilheteria no ano passado. Isso mostra que, mesmo após cinco décadas após o primeiro lançamento da série, o personagem não perdeu nem um pouco a sua popularidade na indústria cinematográfica.

Na Inglaterra, terra natal do agente secreto, a franquia jamais deixou de ser valorizada pelo povo britânico. Não por mera coincidência, Daniel Craig, como James Bond, foi convidado para contracenar com a Rainha Elizabeth II na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres (2012) — um momento ímpar, que ficou marcado para sempre na história das Olímpiadas.

Sherlock Holmes

Criado pelo médico e escritor escocês Arthur Conan Doyle (1859-1930), o detetive Sherlock Holmes apareceu pela primeira vez em 1887, na obra “Um Estudo em Vermelho”. Ao todo, Doyle escreveu 60 histórias sobre o personagem.

Assim como James Bond, o icônico detetive está muito presente no dia a dia da cultura britânica. Situado em Londres, o Museu Sherlock Holmes é uma atração e tanta para quem admira a história de um dos personagens mais conhecidos da literatura ficcional inglesa. Ele está situado na famosa Baker Street — a mesma rua onde o autor do personagem fez residir Holmes, entre 1881 e 1904.

Além de abrigar uma exposição com figuras de cera em tamanho real das aventuras mais famosas de Sherlock Holmes e seu fiel amigo Dr. Watson, o espaço é uma viagem divertida no tempo, cheio de objetos peculiares que remetem ao século XIX.

Já no campo do entretenimento virtual, além da obra de Doyle está muito bem representada em produções cinematográficas e séries de TV, como por exemplo o seriado de três temporadas “Sherlock’, o personagem também é muito popular na cultura de games eletrônicos, presente até mesmo em jogos de caça-níqueis online nos últimos anos.

Harry Potter

A história de Harry Potter foi escrita pela autora inglesa J. K. Rowling e resultou em sete obras literárias e oito produções que foram adaptados para o cinema, dando origem a uma das maiores legiões de fãs do século XXI.

Vale destacar que os oito filmes da série arrecadaram, ao todo, US$ 7,7 bilhões em bilheteria nos cinemas, equivalente a cerca de R$ 43 bilhões na conversão das moedas. Atualmente, todos os filmes da franquia que tem o bruxo mais reverenciado dos cinemas estão disponíveis no serviço de streaming HBO Max, bem como produções da categoria spin-off da franquia.

Para a alegria dos fãs, recentemente o HBO Max estreou em sua plataforma o especial “Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts”, que reuniu o elenco principal da franquia para um encontro inédito.

Atualmente, o especial que comemora os 20 anos é a estreia mais vista da HBO da América Latina. Segundo o gerente geral da HBO Max latino-americana, Luis Dúran, esse grande sucesso de audiência deve-se ao fato de que distintas gerações seguiram de perto a série nos últimos anos.

Curiosidade: em abril, estreará nos cinemas mais um filme que envolve a franquia: “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”. De acordo com o portal IMDb, a atriz brasileira Maria Fernanda Cândido fará parte do elenco de atrizes da produção.

 

Deixe o seu comentário