Belo Horizonte Exposições Gratuito ou a baixo custo

Mostra Movimento Armorial 50 anos em cartaz no CCBB BH

CCBB BH abre suas portas para apresentar a Mostra Movimento Armorial 50 Anos, entre 22 de dezembro de 2021 e 07 de março de 2022. A Mostra consiste em uma grandiosa exposição e encontros musicais e literários que, juntos, conduzirão o público pelo eclético, múltiplo e fantástico universo do Movimento Armorial.

Movimento Armorial 50 Anos surge com um compromisso ousado: reapresentar ao público, sobretudo às novas gerações, a proposta singular e desafiadora de Ariano Suassuna de criar, há pouco mais de cinco décadas, uma arte erudita a partir das mais autênticas e tradicionais manifestações artístico-culturais populares do Nordeste e de outras regiões do país. Lançado no Recife, em 18 de outubro de 1970, por um grupo de artistas, o Movimento Armorial teve como mentor e líder o dramaturgo, professor, pintor, músico e consagrado escritor, paraibano de nascimento e pernambucano por adoção, Ariano Suassuna (1927-2014).

O projeto é da produtora Regina Rosa de Godoy, diretora da empresa R. Godoy Marketing e Cultura. O conceito da exposição foi traçado pela premiada curadora Denise Mattar, que fez um minucioso trabalho de pesquisa e garimpagem no vastíssimo acervo do Movimento para rememorar – com delicadeza, encanto e graça – a riqueza dos saberes e fazeres culturais impregnados na arte Armorial. A expografia e arquitetura ficaram sob a responsabilidade do designer Guilherme Isnard. A consultoria geral é do artista plástico Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano Suassuna) e do poeta, ficcionista, ensaísta e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Carlos Newton Júnior, profundo conhecedor do Movimento Armorial e da obra de Ariano. Já a identidade visual é assinada por Ricardo Gouveia de Melo.

A exposição está organizada em quatro núcleos, distribuídos nas salas do terceiro andar do CCBB da capital mineira. Em cada um deles foi definido um tratamento expográfico exclusivo que traz à tona a diversidade, as tradições e as mais representativas raízes da cultura popular nordestina. Tal qual idealizado por Ariano Suassuna. E, conforme explicitado pela produtora Regina Rosa de Godoy, de forma mágica, lúdica, plena de humor. Um humor que faz pensar”.

Zélia-Suassuna-sem-título-década-de-1980-Tapeçaria-162-x-118-cm-scaled.jpg
Zélia Suassuna | Sem Título | Década de 1980| Tapeçaria 162x118cm

No período de 12 de janeiro de 2022 a 25 de fevereiro de 2022, o público da Mostra Movimento Armorial 50 Anos terá um contato ainda mais profundo com este Movimento. Período em que Espetáculos Musicais e Conversas sobre a Arte Armorial  entram na programação.

O curador musical é o reverenciado artista Antônio Madureira, um importante representante do Movimento desde o seu surgimento, tendo sido convidado por Ariano Suassuna para produzir os arranjos e conduzir a Orquestra Armorial. Para explorar a versatilidade do Movimento Armorial e a interlocução com as várias linguagens artísticas, o curador convidado é Carlos Newton Júnior, um dos consultores da exposição e referência sobre a obra de Ariano Suassuna. “Conversas sobre a Arte Armorial” será um ciclo de encontros teóricos/temáticos que abordará a criação Armorial nos diversos gêneros: Literatura, Teatro, Música, Dança e Artes  Visuais. Imperdível!

Mais informações:

“Movimento Armorial 50 anos”

De 22 de dezembro de 2021 a 07 de março de 2022

De quarta a segunda, das 10h às 22 horas.

Ingressos gratuitos, retirados pelo bb.com.br/cultura.

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.