Perfil

Perfil: O carimbó paraense com jeitinho mineiro da banda Tutu com Tacacá

Quem: Tutu com Tacacá

 

Formada em 2016, a banda que conta com por Ana Luísa Cosse (vocalista), Camila Menezes (baixista), Leléo Lima (percussionista), Marina Araújo (percussionista), Shari Simpson (flautista), Stênio Galgani (guitarrista) e Vivi Cosse (vocalista e maraqueira), é fruto do encontro entre musicistas do Grupo Folclórico Aruanda (dedicado à pesquisa das culturas populares tradicionais do Pará), que queriam experimentar novas possibilidades estéticas e musicais.

 

Antes de formar a banda, o grupo criou o Bloco da Fofoca no Carnaval de Rua de Belo Horizonte levando o Carimbó pela capital mineira. Além disso, possuem como referências as Irmandades mineiras, em especial as guardas de Moçambique e Congo, bem como nas Folias de Reis e de artistas como Milton Nascimento e Clube da Esquina.

 

Do Pará, a banda busca referência em diversos nomes, tais como Mestre Verequete, Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo, Mestre Diquinho, Mestre Chico Braga, Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho, Grupo Tambores do Pacoval, Grupo Eco Marajoara, Grupo Sancari, Grupo Cheiro do Pará, Grupo Frutos do Pará.

 

O primeiro álbum do grupo acabou de ser lançado, conta com oito faixas inéditas e já está disponível nas plataformas digitais.

Acompanhe: @tutucomtacaca

 

Foto em destaque: Bruna Brandão

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.