Belo Horizonte Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo

Casa Fiat de Cultura inaugura 7ª Edição de seu Presépio Colaborativo

As toneladas de resíduos geradas diariamente na capital mineira refletem o descarte inadequado do que chamamos de lixo. O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, entretanto, propõe um outro olhar: papel, papelão, plástico, madeira, isopor, embalagens, tudo se transforma em matéria-prima. Além de trazer reflexões importantes sobre sustentabilidade, a 7ª Edição do Presépio valoriza a mineiridade e a brasilidade, e une tradição e inovação. A exposição inaugurada na última quinta -feira, 25 de novembro, poderá ser vista pela vitrine do espaço cultural até o dia 6 de janeiro, ou presencialmente, a partir de dezembro, e contará, também, com um tour virtual, disponibilizado no site.

 

“Em todas as edições do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura a intenção é alertar que precisamos pensar em uma nova configuração do nosso cotidiano. Tudo começa dentro de casa, com o nosso lixo, que  tem um significado muito grande para o planeta e para nós. A ideia é que todos entendam que tudo pode e deve ir para o seu devido lugar”, ressalta Leo Piló. Utilizando diferentes materiais recicláveis, o artista plástico criou um cenário que tem como base o papelão e a madeira, e que remete a aura do sonho através do colorido dos papéis e embrulhos de presente. “Queremos encantar com o que é simples, mas cheio de magia”, destaca Piló.

 

 

20211020 -CASA FIAT DE CULTURA – Oficina de Presépio com o artista Leo Piló – Foto Leo Lara/Studio Cerri

 

 

Mineiro de Belo Horizonte, Leo Piló é um artista inquieto, criativo, simples e dinâmico. Apresenta trabalhos inusitados, feitos de materiais não convencionais, treinando os olhares para novas possibilidades de construção – que revise atitudes e métodos de redução, reciclagem e reutilização – e meios de sustentabilidade. Sempre compartilhando as técnicas desenvolvidas por meio do aprendizado, o artista procura criar um elo entre arte e natureza, promovendo metodologias de reutilização de resíduos urbanos e gerando novas possibilidades inseridas na realidade atual, em termos de cultura, arte, educação, recursos econômicos e outros benefícios.

 

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros.

 

Serviço:

Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
25 de novembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022
Visita à vitrine da Casa Fiat de Cultura

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.