Belo Horizonte Culturaliza Diversão Receitas

Consulado da Itália em BH promove VI Semana da Cozinha Italiana

Desde o último dia 22 e até 29 de novembro, a capital mineira recebe a sexta edição da “Semana da Cozinha Italiana”, nesse mesmo período, mais de 100 países estarão celebrando a realização da VI Semana da Cozinha Italiana no Mundo. A iniciativa tem como principal objetivo evidenciar a enogastronomia italiana, com suas tradições e excelência, como um dos sinais distintivos do made in Italy.

 

O Consulado da Itália em Belo Horizonte e a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, se uniram para promover uma vasta programação, que destaca e celebra as tradições, os ingredientes, os segredos e a importância da cozinha italiana para os mineiros. Durante os sete dias, serão realizados uma série de eventos e encontros voltados para proporcionar experiências a partir dos sabores e costumes da Itália.

 

Para inserir o público no clima da programação, o Consulado da Itália irá promover o lançamento de uma série de vídeos, convidando o público a conhecer e a refletir sobre a influências da cozinha italiana e sobre ingredientes amplamente utilizados na Itália e em diversos outros países. A programação teve início com o lançamento dos episódios “A Vida das Coisas”, que explora a relação e a contribuição do design italiano nos utilitários de cozinha e “Campari”, dedicado a contar um pouco da história sobre a bebida e sua conexão com o design. Ambos integram a série Idee di Design, que vem desde o início do ano, trazendo reflexões acerca da influência do design italiano em várias áreas.

 

O chef Massimo Battaglini irá ensinar o preparo de um jantar especial com ingredientes que poderão ser facilmente encontrados. A ideia é convidar o público a participar das celebrações replicando o menu em casa. Os demais vídeos irão tratar de ingredientes amplamente consumidos em todo o mundo como o Pomodoro, o Gelato e as Farinhas Italianas. Há ainda um quarto vídeo, desta vez produzido pelos alunos de Italiano da Faculdade de Letras da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, onde são apresentadas algumas receitas de quatro pratos tradicionais de baixo custo que conquistaram o mundo: canederli, stroncatura, spaghetti alla carrettiera e spaghetti “alle vongole fujute”. As receitas foram escolhidas por apresentar criações elaboradas a partir de conceito de reaproveitamento de sobras e também da valorização de ingredientes considerados menos nobres na cozinha. O resultado são pratos muito saborosos e surpreendentes. Todos os vídeos podem ser conferidos no canal de YouTube do Consulado da Itália em Belo Horizonte(https://www.youtube.com/c/ConsolatodItaliainBeloHorizonte).

 

 

Massimo Battaglini - FOto Pedro Gibram.jpg
Massimo Battaglini – FOto Pedro Gibram.jpg

 

 

24/11 – quarta-feira

Hora: 18h00

Encontro online sobre “O movimento Slow food: um fenômeno eco-gastronômico em evolução”

Promovido pelo Centro de Línguas da Fundação Torino, o encontro será conduzido pela jornalista especializada na área eno-gastronômica Nella Cerino e irá abordar sobre o crescimento do movimento Slow Food e seus impactos no mercado e na forma como apreciamos a gastronomia. O encontro será realizado em italiano, por meio da plataforma Zoom. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site: https://forms.gle/7LqSdCeQufuhknrn6

 

29/11 – segunda-feira

Hora: 19h30

Degustação de vinhos italianos “Das montanhas aos vulcões”

Promovida pela Associação Brasileira de Sommeliers de Minas Gerais em parceria com o Consulado da Itália, a degustação “Das montanhas aos vulcões”, irá apresentar 8 vinhos italianos das regiões do Piemonte e da Campania, com destaque para os rótulos: Falanghina, Arneis, Greco di Tufo, Barbera d´Alba e Langhe Nebbiolo. O evento é aberto ao publico e as vagas são limitadas. O evento é aberto ao publico(mediante inscrição prévia e pagamento) e as vagas são limitadas. Para participar ou obter mais informações, os interessados devem entrar em contato no (31) 98413-4588 ou [email protected]

 

Valores: R$210 para associados e R$250 para não associados

 

De 22 a 29/11

Menú promocionais nos restaurantes italianos participantes

Ao longo de todo o período de realização da VI Semana da Cozinha Italiana, alguns restaurantes típicos estarão oferecendo menus exclusivos a preços promocionais. São eles:

 

Belo Horizonte

Est! Est!! Est!!

Avenida Getúlio Vargas, 107 – Funcionários – BH

Informações e reservas: (31) 2526-5852

 

Nonna Carmela – www.nonnacarmela.com.br

  1. Antônio de Albuquerque, 1607 – Lourdes, Belo Horizonte

Informações e reservas: (31)3243-6754

 

Villa Celimontana – www.celimontana.com.br

  1. Marília de Dirceu, 226 – Lourdes – Belo Horizonte

Informações e reservas: (31) 3568-2023

 

La Vera – www.laverapizza.com.br

Rua Pium-Í, 784 – Cruzeiro, Belo Horizonte

Informações e reservas: (31) 2515-0264

 

Barbacena

Tulha Du Chef

Rua Rodrigo Silva, 173 – Campo, Barbacena – MG

Informações e reservas: (32) 3339-7999

 

Montes Claros

Bottega Coppola – www.bottegacoppola.com.br

Rua Olímpio Dias de Abreu, 107 – São Luiz – Montes Claros

Informações e reservas: (38) 3220-1928

 

As pessoas que postarem uma foto do prato, do menu especial comemorativo da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, no Instagram, seguindo e marcando os perfis: @Camaraitaliana e @italyinbh e a hashtag #cozinhaitalianamg irão concorrer a uma cesta de vinhos e produtos agroalimentares italianos. O resultado do sorteio será divulgado no dia 10/12, no perfil @CamaraItaliana.

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.