Colunas Culturaliza Literaliza BH

Familia é… da escritora Jade Braga e ilustrações de Daniel Gomes

A literatura infantil nacional ganhou mais uma obra de peso, Família é… da escritora mineira Jade Braga e ilustrações de Daniel Gomes, chega para propor que respeito vem antes do conceito “tradicional” de família. 

 

Os primeiros esboços da obra vieram quando a Jade tinha apenas 14 anos e foi fruto de um processo de amadurecimento emocional, durante a separação de seus pais.  Seis anos depois, a publicação que passou por um longo período de análise, envolvendo profissionais dos mais variados segmentos, incluindo psicologia, pedagogia e direito, chega com a ideia de apresentar uma história promete desconstruir a ideia de família perfeita.

 

 

 

 

Por meio dos personagens foférrimos e com ilustrações de muito bom gosto, os coelhos Otto e Tom, circulam pela floresta, apresentando as diversas formações de famílias que convivem em harmonia e buscam ser felizes dia após dia. É uma fábula atemporal, movida pela curiosidade do pequeno TOM, que conclui que até mesmo a sua própria formação familiar é diferente. O que importa mesmo é que família é respeito, carinho, e sobretudo amor. 

 

Uma obra muito pertinente para os dias atuais, apesar de achar que as crianças têm muito mais sensibilidade e tolerância, é importante reforçar valores e desde cedo extinguir qualquer forma de preconceito. 

 

Família é… é uma publicação da editora mineira Pomar de Ideias.

 

 

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!