Culturaliza Dicas Diversão Gratuito ou a baixo custo Oficinas

Grupo Trampulim apresenta 3º ÍMPETO, com duas semanas de lives, oficinas e espetáculos

A milenar arte da palhaçaria envolve a maquiagem com o tradicional nariz vermelho, o manejo atento do riso frouxo, a presença de palco e a conexão com o público. Mas, sobretudo, ser palhaço exige um ingrediente indispensável não necessariamente ao corpo, mas ao coração: o desejo pulsante de despertar, dentro de si, o palhaço que arranca gargalhadas afetivas do improviso, atento a reflexões e críticas, sociais e políticas, em conexão com outras linguagens artísticas. É a partir dessa tônica que o Grupo Trampulim, com quase três décadas de caminhada na palhaçaria, apresenta a terceira edição do Festival ÍMPETO – Invasão Mundial de Palhaços e Todos os Outros, entre os dias 23 e 31 de outubro. Realizado pela primeira vez de forma online, devido à pandemia da Covid-19, a programação é gratuita e oferece 16 atividades, com convidados do Brasil, Argentina, México e Peru, que incluem lives, espetáculos e oficinas artísticas.

 

Formado atualmente por Adriana Morales (Benedita Jacarandá), Tiago Mafra (Sabonete), Poliana Tuchia (Socorro), Chaya Vasquez (Conselhos) e Rafael Protzner (Alfinete) – e seus respectivos arquétipos saltimbancos –, há 26 anos o Grupo Trampulim mistura influências do teatro, da música, da improvisação, do circo e dos jogos lúdicos, inspirados por múltiplas essências artísticas. As referências vão da Commedia dell’Arte italiana ao improviso do maracatu, passando pelo Sistema Impro (de improvisação), criado pelo inglês Keith Johnson, sempre com foco em ampliar as possibilidades dos significados do que é ser palhaço –, um ofício que exige constante fluidez e adaptação na formação artística e pessoal.

 

Trampulim-ÍMPETO-1-Foto-João-Castilho.jpg
Trampulim-ÍMPETO-1-Foto-João-Castilho.jpg

 

 

Ao todo, a 3ª edição do ÍMPETO vai ofertar 16 atividades, todas gratuitas, incluindo quatro oficinas concentradas em trabalhar a improvisação cênica e a dramaturgia do palhaço, todas ministradas pela plataforma Zoom. Entre elas, a “Oficina de Improvisação de Teatro para Iniciantes”, voltada para quem nunca teve contato com os palcos, e comandada pelo mexicano José Luis Saldaña, integrante do Grupo Complot/Escena, referência na improvisação teatral no México. Outro destaque é a oficina “O Improviso na Palhaçaria”, voltada aos primeiros passos e truques na descoberta do palhaço interior de cada um, e ministrada pela experiente atriz-improvisadora, palhaça e diretora teatral Rhena de Faria, que trabalhou como treinadora da Cia. Barbixas de Humor.

 

Além das oficinas temáticas, haverá apresentação, pelo YouTube, de oito espetáculos circense-teatrais, incluindo quatro peças do Grupo Trampulim. Entre os destaques, está “Pratubatê na Cozinha” (2021), uma adaptação para o universo virtual do clássico “Pratubatê”, espetáculo no qual os palhaços do Trampulim usam diversos tambores e convidam o público para batucar de casa, no improviso, como forma de readaptar o espetáculo original, em que cada pessoa da plateia recebe um tambor para participar do show. Também inspirados pela música, “Manotas Musicais” (2008) explora as múltiplas possibilidades de ser, com uma banda de palhaços que sonha em formar uma orquestra na qual os músicos são o próprio público.

 

Além de oficinas e peças, há um caráter essencialmente formativo dentro da 3ª Edição do Festival. Por isso, o Trampulim convidou quatro mestres nacionais e internacionais da arte da palhaçaria, improviso e da música para participar de lives, a partir de um ambiente educacional, criativo e calcado na liberdade de improvisação, como é da essência do grupo.

 

Trampulim apresenta 3º ÍMPETO – Invasão Mundial de Palhaços e Todos os Outros

Quando. 23 a 31 de outubro

Onde. Zoom, YouTube e Instagram

Quanto. Programação gratuita

Inscrições para oficinas. Site do Trampulim

Nas redes. YouTube | Instagram | Facebook

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.