Turismo

Turismo vegano definido para ser o próximo cenário da indústria de viagens, com ênfase na saúde

Depois de ser tratada apenas como uma dieta polêmica, o veganismo surge como uma ferramenta para os operadores de turismo atraírem visitantes para suas excursões. E as viagens veganas devem aumentar nos próximos anos após a pandemia.



Não muito tempo atrás, isso seria improvável, afinal as dietas que excluíam produtos de origem animal não eram tão populares. Mas, nos últimos anos, o veganismo saiu ‘literalmente’ do prato e virou um estilo de vida – desde roupas, produtos de beleza e acessórios, influenciando agora o espaço turístico.



Como a pandemia trouxe maior ênfase às prioridades de saúde pessoal, o turismo vegano está pronto para uma nova onda de crescimento assim que os viajantes colocarem o pé na estrada novamente.



De acordo com a GlobalData, líder mundial de análise de dados, os passeios veganos, excursões e aplicativos de viagens digitais estão surgindo como novas ferramentas para as empresas de viagens atraírem pessoas com foco no meio ambiente.



À medida que as empresas de todo o espectro de viagens e turismo buscam se recuperar do impacto prejudicial da Covid-19, elas veem uma maior personalização como elemento fundamental na retomada do setor. Isso ajuda a garantir a satisfação e, consequentemente, acomodar cada tipo de viajante – veganos, inclusive – o que será fundamental para o futuro das viagens.



Operadoras de turismo se beneficiam com o ‘’boom’’ do veganismo



As reservas das operadoras de turismo com viagens de férias veganas têm aumentado muito desde 2016, inclusive um número cada vez maior de pedidos de refeições veganas é observado nas viagens. Obviamente, os agentes oferecem comida deliciosa para atrair os hóspedes aos passeios veganos.



Hotéis de praia para famílias com cozinha baseada em vegetais, bem como hotéis de montanha ou de bem-estar adequados para veganos para férias relaxantes. Os resorts de férias veganos são ideais para recarregar as baterias físicas e mentais, por exemplo, com curas ayurvédicas, tratamentos de desintoxicação, jejum básico, ioga, entre outras técnicas que funcionam como
remédio natural para ansiedade. Alguns provedores de hospedagem também costumam atender ao turista vegano, como por exemplo, o Hilton que abriu sua primeira Suíte Vegan em 2019.



Aqueles que procuram acomodações veganas também podem recorrer ao Vegan Welcome, um projeto lançado em 2015 que lista mais de 130 hotéis urbanos da moda e resorts de luxo sustentáveis em 20 países em seu site.  A plataforma é comandada pelos mesmos criadores dos Veggie Hotels, o primeiro diretório do mundo para hotéis e pousadas exclusivamente vegetarianos e veganos.


Aplicativos como o Veg Visits e Air Vegan surgem como ferramentas inovadoras para o turismo vegano. Veg Visits é uma plataforma de compartilhamento de casas veganas que oferece aos hóspedes ‘anfitriões veganos’ em 80 países diferentes. Já o Air Vegan avalia o quão vegano é um aeroporto, dando aos usuários uma visão dos melhores locais de comida vegana dentro dele.



As operadoras turísticas também estão capitalizando neste mercado com empresas menores, como a Responsible Travel, que promove 34 férias vegan em destinos em todo o mundo, incluindo Grécia, Etiópia, Índia e Costa Rica.



Quem quiser conhecer a culinária puramente vegetal, com suas diversas receitas veganas, de forma descomplicada, pode fazer descobertas culinárias nestas jornadas de férias. Afinal, comer alimentos preparados de forma sustentável não é apenas bom para a saúde, mas também protege os recursos do planeta.



A dieta vegana nas viagens



Vale abrir um parêntese para a questão nutricional das dietas veganas. Embora geralmente as refeições sejam balanceadas e bem compostas na maioria dos restaurantes veganos, os adeptos do veganismo sabem quais suplementos alimentares são realmente aconselháveis, pois nem todos os requisitos nutricionais podem ser atendidos por meio da ingestão de alimentos convencionais.



A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) identifica os seguintes nutrientes como potencialmente críticos nas dietas veganas: ferro, zinco, cálcio, iodo, selênio, ácidos graxos ômega-3, vitamina B12, vitamina B2, vitamina B12 e vitamina D. A vitamina B12, por exemplo, comumente a mais citada como deficiente em veganos, pode ser suplementada com compostos à base de microalgas, como chlorella e spirulina, ambas com alta concentração deste nutriente. Mas fica o alerta: cada suplemento deve ser adequado às necessidades pessoais.



Sustentabilidade e turismo eticamente responsáveis são grandes preocupações de indivíduos conscientemente veganos



As empresas de turismo descobriram que as excursões veganas têm um benefício muito maior para o planeta do que apenas encher o estômago das pessoas ou mantê-las distantes dos produtos de origem animal. Os passeios veganos bem administrados podem apoiar as comunidades locais e beneficiar o meio ambiente.



Optar por produtos orgânicos de origem local em estabelecimentos administrados pelos moradores da comunidade é uma das maneiras mais significativas de reduzir a pegada de carbono nas férias, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da economia local.



A ideia por trás de toda viagem vegana deve ser sobre deixar impacto positivo, seja no meio ambiente, na comunidade local ou na economia – tudo importa e é uma parte essencial do turismo sustentável e desse estilo de vida.

Deixe o seu comentário