Belo Horizonte Culturaliza Dicas Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

Instituto AbraPalavra comemora 10 anos com extensa programação gratuita

Há uma década, o Instituto AbraPalavra vem se firmando como uma referência nacional e internacional na arte da palavra. São exatos 10 anos reunindo vozes e registrando, contando e compartilhando histórias a partir da força artística e emancipadora da narração, da cultura e da educação. O instituto, que nasceu em Belo Horizonte e participou de diversos eventos dentro e fora do país, tem muito o que comemorar, pois, mesmo em plena pandemia, se flexibilizou e se adaptou ao novo cenário cultural.

 

Então, para celebrar essa data emblemática, o AbraPalavra está preparando uma vasta programação online e gratuita. O instituto vai apresentar uma série de lives “AbraPalavra Convida” ao longo do segundo semestre (serão duas lives por mês, em que serão convidados artistas nacionais e internacionais da narração de histórias). Entre tantas ações culturais ao longo do semestre, como cursos, oficinas e lives artísticas, serão realizadas também diversas formações na área de gestão de projetos, narração de histórias e cultura popular.

 

Aline-e-Chicó-Foto-por-Marco-Antonio-Gonçalves-scaled.jpg
Aline-e-Chicó-Foto-por-Marco-Antonio-Gonçalves-scaled.jpg

 

E a programação de aniversário não pode parar… No início de setembro, será realizada a “Candeia – Mostra Internacional de Narração Artística”, com diversos espetáculos gratuitos e apresentação de artistas do Brasil e do exterior. Já em outubro, é a vez do “Caldos, Causos e Violas”. E pra fechar o ano cultural com chave de ouro, em dezembro, o público será agraciado com mais uma “Candeia”.

 

Abaixo programação completa para os próximos dias:

26 de agosto 17h30 – Teatro e Pandemia com Fernando Chagas, Eduardo Moreira (Galpão), Rui Madeira (CTB) e Xaquin Nuñes (Galícia)

– 26 de agosto 19h30  – AbraPalavra Convida Tâmara da Bezerra (CE/Portugal)

– 9 de setembro – AbraPalavra Convida Emilie Andrade (SP)

– 14 a 19 de setembro – Mostra Candeia

– 23 de setembro – AbraPalavra Convida Gislayne Matos (BH)

– De 27 de setembro a 27 de outubro (sempre às segundas e quartas, às 19h) – Cursos online – “A arte de narrar histórias no contexto urbano” (duração de 20 horas / 10 dias de 2 horas cada), com professores de MG, Pernambuco e São Paulo.

– 17 e 18 de outubro – Caldos, Causos e Violas

– 7 de outubro – AbraPalavra Convida Almir Mota e Julia Barros (Ceará)

– 21 de outubro – AbraPalavra Convida Josiane Geroldi (SC)

– 4 de novembro – AbraPalavra Convida Ana Luiza Lacombe (SP)

– 8 a 11 de novembro (segunda a quinta, das 19h às 22h) – Oficina “Narrativas de si: literatura e memória” (duração de 12 horas / 4 dias de 3 horas cada), com professores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

– 15 a 17 de novembro – Elaboração de projetos culturais de fomento ao livro e à leitura (duração de 12 horas) com consultoria presencial ou online de acordo com os encaminhamentos do isolamento social (6 horas de encontros virtuais e consultoria / 3 dias de 2 horas cada)

Convidados: Fernando Chagas, Tatiane Reis, Chicó do Céu e Aline Cântia

– 18 de novembro – AbraPalavra Convida Linete Matias (AL)

– 22 a 26 de novembro – 5 Lives com profissionais que ajudem a pensar como a literatura contribui para alcançar os objetivos sustentáveis do planeta, de acordo com a Agenda Unesco 2030

– 14 a 19 de dezembro – Mostra Candeia – 2ª Edição

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.