Culturaliza Em casa

Abertura do 53º Festival de Inverno UFMG é nesta sexta-feira!

Nesta sexta-feira, 23 de julho, tem início a  53º edição do Festival de Inverno UFMG. O evento, que é referência nacional, promoverá diálogos e performances culturais de diversas vertentes, numa programação gratuita e aberta ao público, que pode ser conferida no site. Pelo segundo ano consecutivo, a realização será on-line, com lives e apresentações no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), devido às condições impostas pela pandemia de covid-19.

 

A Solenidade Oficial de Abertura do evento começa às 18h30, com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. Em seguida, acontece a palestra Menino sem passado em pauta, ministrada pela professora de literatura Eneida Maria de Souza e pelo escritor Silviano Santiago. Menino sem passado é o título do livro recentemente publicado por Santiago, que será objeto de uma interlocução em que serão apresentadas diferenças de composição com a escrita tradicional da memória.

Divulgação

Na sequência, às 20h15, o público participa do encontro poético entre o cantor Arnaldo Antunes e a escritora e professora da UFMG, Lucia Castello Branco. Inspirada no livro de poemas Algo Antigo, lançado por Antunes em março deste ano, a conversa passará por cinco caminhos componentes da trajetória do artista: o modernismo, o concretismo, o tropicalismo, Titãs e Tribalistas.

 

“O propósito é recuperar os trabalhos poéticos de Arnaldo, e mostrar como as suas intervenções no campo das artes plásticas, na dança, suas performances e seus poemas visuais se relacionam com as ‘Escutas e Vozes dos Brasis’, tema do Festival de Inverno UFMG deste ano”, afirma Lucia.

 

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br