Culturaliza Em casa Exposições Gratuito ou a baixo custo

Festival Arte no Escadão acontece em meio a desafios impostos pela pandemia

Desde de a ultima sexta-feira, dia 2 de julho, está acontecendo o Festival Arte no Escadão. A mostra, que tem como cenário, escadaria que liga a Avenida Portugal, no bairro Santa Amélia, à orla da Lagoa da Pampulha na Avenida Otacílio Negrão de Lima, traz obras de artistas nacionais e internacionais para o público.

 

A princípio o festival aconteceria de forma presencial no Escadão da Pampulha, nome popular da escadaria. Porém, devido à pandemia, foi necessária uma grande mudança de planos. E para superar o desafio de fazer com que o festival acontecesse na situação atual, os idealizadores precisaram adequar o projeto para que ele ocorresse virtualmente, como tem sido o caso de diversos eventos culturais pelo país.

 

Assim, foi iniciada uma parceria inédita com o Festival Real Mix 0.1, que acontece na Colômbia e é realizado pela Prefeitura de Bogotá através do Instituto Distrital de Artes (Idartes). Em sua última edição, o festival utilizou a tecnologia da plataforma Mozilla Hubs para reproduzir em 3D o espaço do Planetário de Bogotá, que abrigaria o festival. É com essa expertise que a equipe de colombianos chega ao projeto do Escadão.

 

 

Através de uma convocatória pública, que aconteceu no mês de maio, o Arte no Escadão convidou artistas de todo o Brasil a enviarem propostas de trabalho site specific, que são obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Ou seja, era preciso que os trabalhos fossem pensados especialmente para o local.

 

Foram selecionados 5 artistas de Belo Horizonte: Aline Xavier, Paulo Sergio Santos, Sandro Miccoli, Sergio Augusto Medeiros e Thainá Carvalho. Além desses 5 trabalhos, a primeira edição do festival conta com a participação de outros 10 artistas, sendo 5 artistas internacionais selecionados pelo Festival Real Mix: Malitzin Cortés, Silvana Callegari, Carlos Andres Franklin Sanavria, Paula Casanova, Dario D’Antiochia e Nazly Lopez Diaz; 1 artista convidado: Vigas; e 3 artistas que compõem a equipe idealizadora do projeto: André Hallak, Eder Santos e Leandro Aragão.

 

 

As obras podem ser vistas pelo site do oficial do evento.

 

 

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.