Cinema Destaque Resenhas Três Motivos

3 motivos para assistir “Luca” a nova animação da Disney

Estou aqui, mais uma vez, para falar sobre um filme da Disney! Não é publi, eu juro! Infelizmente, não é! Inclusive, Disney, patrocina nós… HAHAHA

 

Enfim, você já deve ter escutado, visto por aí ou até mesmo já assistido o filme “Luca”, a mais recente animação da Pixar, que completa 35 anos de existência neste ano. O filme é uma fofura e tem se destacado devido à sua história e pela qualidade da sua animação. 

 

Só para alinhar aqui: ele conta a história de dois amigos, Luca Paguro e Alberto Scorfano, que são criaturas marinhas que conseguem assumir formas humanas quando andam pela terra. Os dois são fascinados pelo mundo terrestre e resolvem viver uma aventura muito arriscada e divertida em meio aos humanos que consideram sua espécie monstros marinhos. 

 

Ao longo da animação, para manter o segredo, eles passam por vários apuros que eu não vou contar aqui para não perder a graça! É legal destacar que toda a história se passa em um vilarejo na Itália e foi inspirada pelas memórias de infância do diretor Enrico Casarosa.

 

Claro que existem muito mais que TRÊS motivos para você assistir, mas eu vou destacar aqueles que me chamaram mais a atenção enquanto eu assistia. 

 

Vamos lá: 

 

PODE CONTER SPOILER!

 

 1 – Respeito às diferenças 

 

 

Imagem: Reprodução Disney Plus

 

Poderia até ser um assunto clichê em pleno 2021, mas, infelizmente, não é, por isso é importante destacar aqui que a animação tem toda uma pegada de respeito. As criaturas marinhas são vistas como monstros e os humanos, sem motivo algum, costumam caçá-las. (Por que será, né?!)

 

Existem várias análises que levantam a hipótese de que a história vivida entre os dois meninos é, na verdade, uma história LGBT. Mesmo não ficando claro isso no filme e nem sendo confirmada pelo diretor, percebemos um envolvimento muito fofo entre os dois protagonistas e também com a sua nova amiguinha, Giulia Marcovaldo, que não demonstra nenhum tipo de preconceito ao saber de toda verdade. A verdadeira prova de que o coração infantil é puro…

 

Enfim, é muito importante que filmes como esse passem essas mensagens. Quem dera se há uns 20 anos as histórias infantis tivessem essa mesma ideia, não é mesmo?! 

 

 

 

2 – Roteiro muito bem alinhado e foge do comum 

 

Imagem: Reprodução Disney Plus

 

 

Geralmente em animações nós já sabemos o que vai acontecer no final… O “felizes para sempre” é o clássico de quase todos os filmes, porém, alguns vão deixando questões levantadas ao longo da história um pouco perdidas. Em “Luca” isso é diferente. 

 

Apesar de ser um filme com um tempo “ok” de duração, quando termina nós temos a impressão de entrega. Tudo que precisava ser resolvido teve sua resolução, muito boa inclusive, e ainda temos algumas surpresas. 

 

 

Além disso, o roteiro faz um clichê se tornar algo diferente, com diálogos, expressões e takes totalmente envolventes e muito interessantes, como os momentos em que Luca viaja em sua imaginação. Um dos meus favoritos! 

 

 

 

3 – Qualidade da animação

 

 

 

Imagem: Reprodução Disney Plus

 

MEU DEUS DO CÉU! Quando a gente pensa que a animação não dá pra evoluir mais, eles nos surpreendem! Quando você estiver assistindo foque nos movimentos dos personagens, principalmente, quando eles estiverem na água

 

Tá tudo tão bem feito, tão bem trabalhado que dá mais gosto de ver. Sem dúvidas, o filme não pecou em detalhes e, com certeza, essa foi uma grande preocupação de sua equipe. Eu que não tenho conhecimento nenhum sobre isso achei fantástico… Imagina você aí do outro lado que tem conhecimento?! Vai surtar! (No bom sentido, claro). 

 

Enfim, agora é com você! Assista ao filme e prepare para se emocionar! Ele está disponível no Disney Plus

 

 

 

Imagem em destaque: Reprodução Disney Plus 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.