Belo Horizonte Cinema Culturaliza Diversão

Produção mineira, “O Carro da Professorinha” é a primeira miniwebnovela do mundo

O Carro da Professorinha é a primeira miniwebnovela de que se tem notícia, anunciam seus autores, o contador de histórias e escritor Roberto de Freitas e o médico – e agora também escritor – Renato Giacomini. Dividida em 15 partes – um prólogo e 14 capítulos com três minutos de duração média, a webnovela combina um formato narrativo recente com elementos tradicionais de uma trama de ficção em capítulos: amores proibidos, ligações secretas, histórias remotas que tornam à cena, revelações surpreendentes, finais de capítulo em suspense, e, neste caso específico, implicações sobrenaturais.

Ambientada nos anos 60, “O Carro da Professorinha” conta, em sua trama principal, a história de amor de Hermelinda, jovem e sonhadora professora que alimenta seus sonhos românticos acompanhando os enredos açucarados dos filmes que assiste assiduamente no Cine Arco-íris de Tormenta das Almas, a pacata cidade do interior onde vive. Sua vida serena e prosaica será, entretanto, tumultuada por uma irresistível paixão por um jovem que chega à cidade. Outros dramas, sobre amores secretos, traições e enganos, vão preencher com mais emoções a narrativa. O carro, que tem presença fundamental e definitiva na trama, é um suntuoso Plymouth Special De Luxe Coupé, importado pelo pai de Hermelinda, um rico fazendeiro da região, e que despertará a cobiça de um misterioso personagem.

A parte visual de “O Carro da Professorinha” é uma montagem de imagens variadas coletadas em bancos de imagens da internet. Entre esses achados, a ‘participação especial’ do ator norte-americano Tyrone Power e a canção italiana Dio Come Ti Amo, que é usada como tema musical da narrativa. A presença de Tyrone Power foi sugestão de Renato, um admirador da sétima arte. Além de Roberto de Freitas, responsável pela narração, pesquisa de imagens edição e roteiro, e Renato Giacomini, coautor do texto, participaram desta produção Ednéia Giacomini, colaborando na formatação do roteiro, e o web-designer Júlio César Gomes.

Por estar finalizada e já disponível em plataformas digitais, a miniwebnovela poderá ser assistida/acompanhada da forma que o internauta/espectador achar melhor: de capítulo(s) em capítulo(s) ou em uma única sessão, uma vez que a sua narrativa total não chega a uma hora de duração. Assista no YouTube

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!