Cinema Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo

Sarancine 2021 – Festival de Cinema Ambiental de Sarandira

Desde o dia 01 de junho até o próximo sábado, 05 de junho, acontece o Sarancine 2021 – Festival de Cinema Ambiental de Sarandira, o festival  reunirá 19 filmes entre curtas, médias e longas, debates e bate-papos ao vivo.

 

A proposta é promover um mergulho audiovisual em diversas visões sobre o meio ambiente. Selecionados a partir de um chamamento realizado pelo festival em abril, os filmes abordam a temática sob diversos ângulos. Para o curador, Marcos Pimentel, “Os filmes selecionados refletem a diversidade da produção independente brasileira e incentivam a reflexão sobre a dura convivência entre nosso planeta e os seres que o habitam. Para nossa felicidade, não vivemos somente de tragédias e crimes ambientais, por isso também é possível encontrar na programação filmes que trazem respostas para questões ambientais e que apontam para o uso sustentável de nossos recursos.”

 

Além da mostra de curtas, médias e longa-metragens, o festival também propõe debates e reflexões com uma programação de mesas e lives entre diretores dos filmes e diversos convidados.

 

O Sarancine 2021 – Festival de Cinema Ambiental de Sarandira acontece de 1 a 5 de junho de 2021 sob a idealização e realização da Associação Carabina Cultural, que tem sede no distrito de Sarandira, Juiz de Fora (MG) e   da Carabina Filmes por meio da Lei Aldir Blanc com apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais e parceria com o Polo Audiovisual TV, a Imovision, o Instituto Estadual de Florestas – IEF e o projeto Conexão Mata Atlântica.

 

Realizando diversos projetos culturais e visando o desenvolvimento local do distrito há alguns anos, chegar à temática ambiental foi um passo natural para a Carabina, conta a Coordenadora Geral do festival, Suzana Markus, “Toda e qualquer ação no sentido social e econômico hoje em dia já vem com um pressuposto ambiental prévio e já é pré-requisito até para as grandes ações comerciais uma visão ambiental com foco na sustentabilidade associada aos produtos.  Então, por que não associar desenvolvimento social em um pequeno distrito a um desenvolvimento ambiental estruturado, moderno e consciente?”. Se a escolha do tema não foi uma surpresa, a adesão e número de inscrições sim, foi, “Nós tivemos inscrições de praticamente todos estados do Brasil e isso mostrou não só receptividade ao Festival, mas também ressaltou uma grande diversidade na produção audiovisual com foco ambiental no país. ”

 

SARANCINE 2021 – FESTIVAL DE CINEMA AMBIENTAL DE SARANDIRA

(Edição On-line)

Quando: 1 a 5 de junho de 2021

Onde: Assista aos filmes pelo: www.poloaudiovisual.tv

Assista aos debates pelo: www.youtube.com/user/CarabinaFilmes

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.