Culturaliza Diversão Em casa Gratuito ou a baixo custo

Gruta lança Cinco Meses de Programação Cultural On line e Gratuita

É difícil encontrar algum entusiasta da cena underground de Belo Horizonte que nunca tenha passado pela Gruta. Localizado há 20 anos na Rua Pitangui, no Horto, o espaço é um importante ponto de convergência entre artistas independentes da cidade, de linguagens como a música, o teatro e o cinema. Resistindo aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, a Gruta segue de portas fechadas, fazendo jus à responsabilidade social que o momento crítico do país cobra. No entanto, para continuar pagando as contas, “arrumar a casa” para a esperada volta e não perder os laços com seu público, o espaço aprovou um projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte que prevê cinco meses de uma programação totalmente online e gratuita.

 

Entre abril e agosto, a Gruta promoverá, semanalmente, pela internet, pocket shows musicais, festas com DJs, ações cênicas e conversas sobre o terror no cinema com Wanira Vampira (Wagner Alves, artista, performer e integrante do coletivo que atualmente gere o espaço). Quem abre a programação é a cantora e compositora Adrianna, cuja apresentação será exibida no dia 16 de abril (sexta-feira), às 22h30, uma das maiores vozes da black music de BH.

 

Na outra sexta, dia 23, às 22h30, é a vez da DJ Black Josie comandar as pick-ups numa festa online cheia de soul, funk, r&b, brasilidades e latinidades. O mês de abril ainda tem duas edições de Wanira Vampira e a Agenda Trevosa, que acontecerão sempre às segundas-feiras, às 22h30: no dia 19, abordando o subgênero do terror, slasher; e no dia 26, com o convidado Matheus Silva, trazendo como tema “As Rainhas do Grito”. A programação dos próximos meses, que será divulgada pelo perfil @grutabh no Instagram, contará também com pocket shows de Claudia Manzo, Milena Torres, Josy Anne e Davi Fonseca; além de discotecagens de Fê Linz, Naroca, Freddona e Shaitemi Muganga.

 

Um dos gestores da Gruta, o cantor, compositor e ator Marcelo Veronez conta que a curadoria foi baseada, principalmente, no afeto. “Pensamos em convidar alguns artistas que estiveram ao nosso lado durante a campanha de financiamento, que doaram seus trabalhos em apresentações online e que tenham facilidade em trabalhar de casa. Por isso dividimos a programação entre dez eventos: cinco noites com DJs, que vão escolher um tema e tocar músicas sobre este universo durante uma hora, como um programa de rádio; e cinco noites com artistas da música”, conta o artista, que apresentará os pocket shows musicais, comandando um bate-papo sobre os processos criativos com os convidados.

 

Completando a programação, para lembrar a dinâmica das segundas-feiras na Gruta, quando o espaço funcionava antes da pandemia, as conversas semanais com Wanira Vampira foram ajustadas para o formato virtual.

 

Abaixo Programação Gruta Online – Abril

* 6/4 (sexta-feira), às 22h30 – Pocket show e bate-papo com Adrianna

* 19/4 (segunda-feira), às 22h30 – Agenda Trevosa da Wanira Vampira: Slashers de Terror

* 23/04 (sexta-feira), às 22h30 – Festa com DJ Black Josie

* 26/04 (segunda-feira), às 22h30 – Agenda Trevosa da Wanira Vampira – “As Rainhas do Grito”, com Matheus Silva


Onde. Instagram | Facebook | YouTube

Programação gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.